Quando começa o acabamento?

O acabamento é a parte do trabalho que ainda continua depois de toda montagem da peça. Esta definição é para colocar em evidência que o acabamento não começa depois da preparação da madeira e montagem das peças.

Ele começa na usinagem: a madeira bem preparada não precisa ser lixada por muito tempo. Continua na montagem: testar a montagem a seco, sem cola, além de mostrar se os componentes se encaixam, também serve para ver todos os cantinhos que são difíceis de lixar e aplicar o “produto” acabamento (óleo, cera verniz). Você pode lixar antes de montar.

Em muitos trabalhos que vão ser acabados com óleo, vale a pena aplicar uma demão antes da montagem final, tomando o cuidado de proteger as partes da madeira que vão ser.

A primeira demão pode ser lixada ainda com os componentes separados, o que é mais fácil. E vale o esforço, porque a madeira fica incrivelmente lisa. Além disso, a cola não marca nem entra na madeira já com óleo e facilita o trabalho de limpar o excesso (de cola) perto dos encaixes.

Depois disso, aplicar as outras demãos de óleo é um trabalho muito mais gostoso.