Com o que se preocupar antes do acabamento

Com o que se preocupar antes do acabamento

Antes de pensar sobre a durabilidade que o acabamento deve ter decida qual a aparência que você deseja para a peça. Considere três pontos que contribuem para a aparência do acabamento: a cor que você deseja na madeira; a aparência de poros e veios da madeira; e o brilho final da peça.

Cor

Cor é a consideração mais básica e deve ser decidida de início. Estou tentando combinar, mesclar ou criar um contraste com os outros móveis e objetos que estarão no mesmo ambiente? Talvez eu esteja buscando apenas um acabamento transparente e sem nenhuma cor para ressaltar a madeira original. Qual será a cor dominante da madeira se a sua aparência for alterada? Estou tentando igualar as variações de cor da madeira para deixá-la toda uniforme? Estou tentando destacar o desenho dos seus veios?

Poros e veios

Preencher os poros da madeira ajuda a criar uma superfície mais lisa e uniforme sobre a qual será aplicado o acabamento. Uma massa de calafetar e outros produtos conhecidos como fillers podem ser usados para realçar os veios de madeiras com grãs mais abertas se contiverem corantes. Por exemplo: você pode aplicar um acabamento com tons dourados sobre uma mesa de cedro em que os veios foram preenchidos com massa com tons de marrom em contraste para criar uma textura de ‘arcos’ na grã mais aberta do cedro.

Brilho

O brilho final da camada protetora do acabamento também é importante. Você precisa também decidir se deseja destacar a grã da madeira ou prefere que ela seja um pouco mais ‘apagada’. Por exemplo: acabamento brilhante é mais ‘duro’ que um acabamento fosco. Este último tem aparência mais macia, sedosa. O brilho do acabamento pode ser obtido com produto específico – verniz brilhante, verniz fosco – ou na forma como as camadas do produto são trabalhadas durante a aplicação.

Se camadas transparentes forem aplicadas o padrão dos veios da madeira refletirá bastante a luz. Se aplicadas em quantidade suficiente, as camadas que se sobrepõem criam um efeito tridimensional que destaca ainda mais a beleza da madeira. Se as camadas forem apenas foscas, o padrão dos veios da madeira será suavizado até que tenham uma aparência sedosa e macia ao toque.