Aplicação de óleos

O objetivo da aplicação é impregnar a madeira com a maior quantidade de óleo que ela pode absorver. O truque para aumentar a impregnação da madeira – e proteger adequadamente a madeira – é manter a superfície da madeira úmida por algum tempo antes de esfregar um pano para remover o excesso e deixar a superfície seca.

Recomendações importantes

  • Trabalhe em local ventilado
  • A temperatura deve estar acima de 12°C durante e depois da aplicação, até secar. Quanto mais quente, mais rápida a secagem
  • Evite aplicar em dias chuvosos ou com umidade muito alta
  • É preciso diluir alguns óleos para facilitar a aplicação. A proporção é uma parte de óleo para uma parte de solvente – meio a meio. Veja as instruções de uso do óleo que você vai aplicar

Como aplicar a quantidade certa de óleo

É fácil entender a aplicação de óleo dividindo o trabalho em etapas. Os passos 1, 2 e 3 equivalem a uma demão. Repita os passos de acordo com o número de demãos:

  1. Espalhe o óleo com o pincel sobre toda a superfície e em todos os lados da peça. Você precisa aplicar óleo suficiente para deixar a madeira saturada – cheia de óleo.
  2. Para saber se ela está saturada (se você aplicou óleo suficiente), aguarde 5 minutos e veja se há pontos secos na madeira. Pontos secos indicam que ela pode absorver mais: espalhe mais um pouco com o pincel e aguarde mais 5 minutos. Repita até que a superfície permaneça molhada por 5 minutos – isso significa que a madeira está saturada.
  3. Quando a madeira estiver saturada, esfregue toda a superfície com o pano até que ela esteja seca. Passe a mão sobre a madeira: se os dedos ficarem úmidos, ainda há excesso para ser removido.

O intervalo de entre demãos deve ser de, no mínimo, 24 horas.

Lixamento entre demãos

Você pode lixar a madeira entre as demãos de óleo. Para isso, o ideal é esperar que a demão cure completamente antes de lixar. Este trabalho é opcional.

Como deixar o acabamento acetinado

Os óleos não formam filme. O primeiro passo para ter lustro com óleo é lixar bem a madeira antes da primeira demão e entre as demãos. A superfície da madeira deve estar lisa para ter lustro.

E você precisa aplicar várias demãos e saturar a madeira a cada demão. Caso contrário, a madeira absorve todo o óleo e não sobre óleo na superfície para refletir luz. Ainda assim, o máximo de “brilho” possível com óleo é acetinado.

Como limpar o acabamento com óleo

Você pode limpar a madeira com água e produtos de limpeza não abrasivos.

Como reavivar o acabamento com óleo

Limpe bem a madeira e aplique uma nova demão de óleo.