Óleos

Óleo é uma substância natural extraída de plantas, sementes, nozes, peixe e petróleo. Alguns óleos, como os de tungue e linhaça, curam, isto é, eles passam de líquido a um sólido macio absorvendo oxigênio do ar. Óleos que curam são chamados secativos e podem ser usados como acabamento. Outros óleos, como os usados em culinária, azeite de oliva e óleo de motor, não absorvem oxigênio e, portanto, não curam. Como eles não solidificam, são pouco eficientes como acabamento. O óleo mineral também não cura, mas como é inerte pode ser usado para proteger tábuas de corte, desde que aplicado frequentemente.

Os óleos são chamados de acabamentos penetrantes porque impregnam as fibras da madeira mais profundamente e não formam um filme na superfície. Não é possível criar uma camada protetiva na superfície da madeira com óleo, da forma como se faz com verniz.

Os óleos naturais para acabamento de madeira:

Óleo de linhaça: é extraído pela prensagem mecânica seguida de extração com solventes orgânicos da semente do linho. É seguro, 100% natural, cura lentamente, deixando um acabamento quente “amarelado” e com lustro discreto que acentua os veios da madeira.

Óleo de tungue: é extraído pela prensagem mecânica seguida de extração com solventes orgânicos das nozes do tungue, uma planta originária da China. É seguro, 100% natural, tem grande resistência e durabilidade. Temos dois “tipos” de óleo de tungue: bruto e polimerizado. A polimerização do óleo antes da aplicação o torna mais resistente e acelera o tempo de cura, sem aditivos

Óleo mineral: é um óleo natural extraído do petróleo. É completamente inerte, isto é, não cura nem evapora. É possível proteger a madeira saturando as fibras com óleo mineral, mas a reaplicação deve ser constante, porque a madeira absorve o óleo e a superfície volta a ficar desprotegida

Óleos compostos: nome genérico para acabamentos que são aplicados da mesma forma que os óleos naturais, mas contêm resinas e outros aditivos. Estes produtos combinam as qualidades tanto dos óleos – facilidade de aplicação e reparo – quanto dos vernizes – proteção e durabilidade.

Características do acabamento

  • Fácil de aplicar, manter e fazer pequenos reparos
  • Impregnam a madeira
  • Aspecto natural
  • Escurecem o tom da madeira
  • Boa/excelente resistência a água (depende do tipo de óleo)
  • Boa/excelente resistência a calor, solventes, ácidos e álcalis (depende do tipo de óleo)
  • Não protegem a superfície da madeira contra riscos e arranhões