Mergulhar madeira em óleo

Tábua de corte em óleo

Uma forma comum de aplicar óleo na madeira – em especial, GIF White Oil em tábuas de corte, é mergulhar a peça em um recipiente cheio de óleo. Este é o passo a passo, com os cuidados que devem ser tomados com cada tipo de óleo.

Uma das perguntas mais comuns sobre este assunto é: mergulhar a madeira no óleo faz com que a madeira fique mais protegida do que espalhar com um pincel? Ou, de forma diferente: a madeira absorve mais óleo? E a resposta é não, a madeira fica protegida da mesma forma. A vantagem aqui é tempo: enquanto a madeira está imersa no óleo você pode cuidar de outras tarefas.

Vale lembrar: o objetivo da aplicação do óleo é saturar a madeira com ele; espalhar uma quantidade mínima de óleo na madeira com uma boneca ou pano seco não é recomendável porque a proteção do óleo aplicado desta forma é mínima.

Esta técnica de aplicação pode ser usada com todos os óleos. O que muda é o que fazer depois de retirar a peça do óleo.

O que você vai precisar

  • Um recipiente maior (comprimento, largura e altura) que a peça a ser tratada e com tampa
  • Uma boa quantidade de óleo: o suficiente para colocar a peça inteira dentro do óleo de uma só vez
  • Vários panos de algodão limpos e secos

Como aplicar

Aqui não tem segredo: mergulhe a peça no óleo e deixe por alguns minutos. Isto é igual a espalhar uma boa quantidade de óleo sobre a madeira com um pincel.

O passo seguinte depende do óleo: se é GIF White Oil, você pode pendurar a peça e esperar que a maior parte do excesso de óleo escorra por tanto quanto puder – de um dia para o outro, por exemplo. Se for qualquer outro óleo, você pode escorrer a peça apenas por alguns minutos e em seguida esfregar o pano para deixar a superfície da madeira seca.

Isto conta como uma demão de óleo. Siga as orientações de aplicação do óleo escolhido e repita o trabalho para a quantidade de demãos indicada.

Algumas recomendações

  • Limpe bem a peça antes de mergulhá-la no óleo para evitar contaminação do acabamento. Se o óleo estiver sujo, filtre antes de usar.
  • Não aplique óleo desta forma em peças com muitos detalhes, entalhes e cavidades de onde seja difícil remover o excesso de óleo. Nestas peças é mais fácil controlar a aplicação usando o pincel.
  • Proteja o recipiente com óleo durante a aplicação: ele deve estar em um ambiente ventilado, longe de fontes de calor, ignição e fora do alcance de crianças e animais
  • Você pode deixar o GIF White Oil no recipiente quando não estiver usando, mas os outros óleos devem ser guardados em uma embalagem com tampa bem vedada – a embalagem original é excelente