Preenchimento dos veios da madeira com goma laca

Como prencher os veios da madeira

Em projetos especiais é preciso dar um acabamento na madeira que seja liso e transparente como vidro. Nas madeiras com os veios fechados é fácil obter este resultado; mas nas madeiras com veios mais abertos a tarefa é muito mais desafiadora.

Quando se precisa preencher os veios o mais comum é comprar uma lata de massa de calafetar madeira. Em alguns casos, principalmente quando se trabalha com nogueira ou mogno, a escolha é preencher os veios com o pó do lixamento da própria madeira. Entretanto estes dois métodos tem a desvantagem de obscurecer (e esconder) a profundidade e a estrutura dos poros da madeira – escondem o que é mais bonito na madeira com acabamento: os reflexos de luz que dão cor e vida à peça.

Geralmente se usa a massa de calafetar tingida para acentuar os veios. Esta técnica produz resultados muito bons mas o pigmento que é adicionado para dar cor à massa, que já é opaca, preenche os veios com um material “sólido” que esconde o efeito 3D produzido pela profundidade física dos veios. O pó de lixamento produz o mesmo resultado, embora o que obstrua a visão dos veios seja pó de madeira.

Mas e se o objetivo é preencher os veios da madeira sem criar nenhuma obstrução visual? Como fazer para ver toda a estrutura da madeira e os efeitos visuais que a profundidade dos veios cria?

Este efeito é obtido aplicando-se demãos sucessivas de um acabamento transparente, nivelando com lixa ou raspilha após cada demão, até que o veio é preenchido. Qualquer acabamento transparente pode ser usado, mas a goma laca tem a grande vantagem de secar muito rapidamente, o que permite que todo o trabalho seja feito em um dia.

O que você vai precisar

  • GIF Laca Natural brilhante (não utilize a acetinada)
  • Diluente para goma laca
  • Lixas para madeira granas 150, 180 e 220 com tratamento antiempastante
  • Raspilha – no lugar da lixa ou para complementar o lixamento
  • Panos limpos e secos
  • Thinner GIF Eco

Aplicação

1Comece o trabalho lixando a madeira com granas crescentes até 180 ou 220, tendo o cuidado de remover quaisquer marcas de máquinas e defeitos. E cuidado: não risque a madeira com as lixas. Uma técnica que deixa a superfície da madeira ainda mais uniforme é usar a raspilha ou uma plaina.

2Depois que a superfície estiver preparada, aspire todo o pó e esfregue uma pano úmido com thinner GIF Eco para checar se existe algum risco ou marca de cola. Se não tiver, a madeira está pronta para receber o acabamento.

3Dilua a GIF laca natural brilhante na proporção 2 partes de laca para 1 parte de diluente e aplique 4 a 6 demãos, com o intervalo entre demãos suficiente para que a laca seque completamente. Esta instrução está aparentemente em conflito com outros métodos de acabamento com goma laca que limitam o número de demãos. Entretanto, estamos a laca para preencher os veios da madeira, não como acabamento.

4Quando a última demão estiver completamente seca, lixe ou raspe a superfície de volta até a madeira. Se optar por lixar, use um bloco para apoiar a lixa e lixa grana 150 ou 180 com tratamento antiempastante. Não deixe de usar o bloco, ele é fundamental para se obter uma superfície plana. Raspe ou lixe até que a laca recém aplicada esteja somente nos veios da madeira. Quando você acabar a madeira parecerá cheias de “sardas” brilhantes, que é a goma laca nos recessos dos veios, mas não na superfície.

5Limpe toda a superfície com um pano limpo levemente úmido com thinner GIF Eco para remover o pó. Depois que o solvente evaporar, aplique mais 6 demãos de goma laca. Novamente, quando a goma laca estiver seca lixe ou raspe até que toda a laca esteja uniformemente acetinada – sem nenhum ponto brilhante que indica veios que ainda não estão preenchidos. Em geral, a segunda “sessão” de aplicação dá conta de preencher todos os poros. Se você ver que ainda há pontos brilhantes, limpe com o pano úmido em solvente, espere secar e aplique mais 2 ou 3 demãos, aguarde secar e repita o lixamento. Repita este processo até que toda a superfície esteja acetinada depois do lixamento.

Choque de realidade

Preencher os veios da madeira com goma laca da forma decrita dá a qualidade exata do seu trabalho de preparação da superfície da madeira – o quanto plana e uniforme ela está. Se você fez um bom trabalho, na primeira sessão de 6 demãos de goma laca você deve lixar a laca e chegar na madeira em toda a superfície ao mesmo tempo. Na segunda sessão, toda a superfície vai estar acetinada ao mesmo tempo (embora você ainda possa ver pontos brilhantes dependendo de quanto os veios da madeira são abertos).

Porém, se você consegue observar padrões irregulares ou alternados quando lixa a goma laca até chegar na madeira, é sinal de que a superfície não está perfeitamente plana. Se você vê listras alternadas mais um menos alinhadas é uma indicação de que o seu trabalho deixou “ondas” na superfície da madeira. Se as listras são estreitas podem ser marcas de plaina; se são mais largas, e possivelmente alinhadas com as linhas de colagem, verifique como está lixando as peças para remover o excesso de cola. Especialmente se você estiver usando uma lixadeira de cinta, estas marcas são o sinal de apoiar a lixadeira para remover o excesso de cola e não lixar o suficiente nas áreas entre as linhas de colagem. Um padrão de marcas circulares indica excesso de lixamento com lixadeira orbital para remoção de pontos defeituosos na madeira. Se a superfície parecer muito desnivelada, considere refazer a preparação para o acabamento.

Quando a superfície estiver acetinada

Uma superfície sem nenhum ponto brilhante é sinal de que os veios foram preenchidos. Limpe a superfície uma última vez com pano úmido de solvente. Agora você pode aplicar o acabamento. Como não há nada opaco preenchendo os veios da madeira – apenas goma laca – o acabamento terá toda a profundidade da estrutura da madeira para valorizar o seu trabalho. O acabamento pode ser verniz, laca, produtos à base d´água ou goma laca.