Acabamento com goma laca e cera

Acabamento com goma laca e cera

Goma laca e cera compõem um acabamento ecológico para móveis com muitas virtudes: mantém a cor e a textura da madeira como nenhum outro; é simples e fácil de aplicar e reparar e pode ser feito uma pequena parte de cada vez, sem nenhum problema.

Este talvez seja o mais básico dos acabamentos de madeira: pouco tempo, pouco esforço, excelente resultado. A função da goma laca é formar uma barreira ou base para melhorar a aderência da cera e evitar que ela seja absorvida pela madeira. Entretanto, nem todas as goma lacas são iguais: elas podem variar em cor e conteúdo de sólidos (resina) e podem ser aplicadas de diversas maneiras, afetando a aparência final do acabamento. Aplicando várias demãos se obtém um acabamento brilhante e mais uniforme.

A cera protege a goma laca, dá um brilho suave ao acabamento e proporciona um toque agradável.

Mas não deixe de preparar adequadamente a superfície da madeira, deixando-a o mais uniforme e lisa possível, com um lixamento cuidadoso; caso contrário, aplicar qualquer acabamento é como aplicar verniz em um tronco de árvore esperando obter um brilho sedoso.

Não esqueça de preparar a madeira adequadamente para receber o acabamento. No acabamento com goma laca é preciso lixar a madeira pelo menos até grana 320.

Para saber se existem marcas na madeira basta esfregar um pano limpo umedecido com solvente – aguarrás ou terebintina – sobre toda a superfície. Qualquer defeito fica visível e o solvente evapora sem deixar resíduos. Corrija os defeitos antes de aplicar o óleo e a cera.

O que você vai precisar

  • Goma laca indiana
  • Diluente para laca
  • Pote com tampa para preparar a goma laca
  • Cera Artefice Supreme ou Artefice Antique
  • Lã de aço n° 0 ou esponja abrasiva muito fina
  • Pincel macio para verniz
  • Panos de algodão

Preparação da goma laca

A goma laca indiana deve ser misturada ao álcool para preparar o verniz. Duas proporções, ou cortes, são particularmente importantes: o destinado a preparar um selador e outro para preparar o verniz de acabamento.

Para fazer o selador: dilua 120g de goma laca em 1 litro de álcool absoluto. Este é o corte número 1.

Para fazer o verniz: dilua 360g de goma laca em 1 litro de álcool absoluto. Este é o corte número 3.

A repetição do ‘álcool absoluto’ na explicação tem um motivo: utilizar outro tipo compromete tanto a aparência quanto a durabilidade da goma laca. Evite utilizar álcool hidratado e, de forma alguma, utilize álcool de posto para dissolver a goma laca.

Escolha a Cera

Para obter um acabamento brilhante, as ceras à base de carnaúba como a Artefice Supreme ou a Brilho+ são as mais indicadas. Se você desejar um acabamento mais acetinado, a cera ideal é a Artefice Antique. As ceras Brilho+ são neutras em relação à cor final – são totalmente transparentes.

Aplicação

Aplique a goma laca no sentido dos veios da madeira e ao longo de todo o comprimentoPasse a boneca no sentido dos veios da madeira no comprimento inteiro da peça de cada vez. Não repasse várias vezes na mesma demão porque o álcool evapora rapidamente e o acabamento fica manchado.

Primeira demão: Aplique uma boa quantidade de goma laca corte número 1 com pincel ou boneca para selar a madeira. Dê um intervalo de 1 a 2 horas antes e lixe levemente a madeira com lixa grana 220 ou maior para eliminar qualquer “pelo” da madeira. Lixar a madeira com a goma laca ainda úmida preenche os poros e dá um acabamento mais uniforme. Aguarde pelo menos 2 horas antes de aplicar a segunda demão. No lugar da lixa você pode usar uma espuma abrasiva fina (n°3 ou n°4).

Segunda demão: Esta demão deve ser mais leve que a primeira, ainda usando o corte número 1. Lixe se necessário e aguarde 24 horas, ou pelo menos 6 horas, antes de aplicar outras demãos de goma laca corte número 3. Se já estiver satisfeito com o acabamento aguarde 24 horas para aplicar a cera.

Outras demãos de goma laca: Aplique quantas demãos de goma laca corte número 3 desejar. Mas lembre-se de aplicá-las sempre leves: a goma laca é um acabamento que se beneficia muito da aplicação de várias demãos finas; demãos muito grossas acabam deixando o acabamento grosseiro.

A cera pode ser aplicada tanto com um pano de algodão macio quanto com lã de aço ou esponja abrasiva ultra fina. Dobre o pano diversas vezes para criar várias ‘faces’ de trabalho que podem ser alternadas quando houver excesso de cera no pano.

Aplique uma camada fina de cera, e esfregue o pano ou esponja até que a cera pareça ter sumido. Depois de aplicar a cera sobre toda a superfície e você sentir o pano/esponja deslizar facilmente, lustre com um pano limpo e macio. Quando o brilho estiver homogêneo em toda a superfície o acabamento está pronto.

O polimento deve ser feito sempre no sentido dos veios da madeira.

Manutenção

A manutenção deste acabamento pode ser feita com um pano seco para remover o pó acumulado sobre a madeira. Se for preciso fazer uma limpeza mais cuidadosa use um pano úmido com GIF Cleaner diluído ou um produto de limpeza neutro também diluído.

O toque do mestre

A goma laca pode ser aplicada com pincel ou boneca. Aplicar com boneca é mais fácil e permite aplicar várias demãos mais rapidamente porque a demão é mais fina. Para fazer uma boneca simples: envolva uma pequena quantidade de algodão seco e limpo em um pedaço de pano quadrado, também seco e limpo. A seguir junte as pontas do pano e prenda-as firmemente com um elástico. O tamanho ideal é aquele que fica confortável na sua mão. Antes de começar a aplicar a goma laca molhe a boneca com álcool e depois um pouco de goma laca pronta para que ela fique saturada.

Não reaproveite a boneca, não vale a pena: é muito barato fazer outra e a resina seca no algodão deixa o acabamento imperfeito.