3 formas simples de aplicar goma laca

3 formas simples de aplicar goma laca

A goma laca é o acabamento preferido de muitos marceneiros e artesãos por ser versátil e fácil de aplicar. E quando o assunto é produzir um acabamento de qualidade esta combinação é difícil de ser batida. Ela é compatível com quase todos os outros acabamentos e stains, o que a torna um dos melhores seladores – e também pode ser aplicada como acabamento final.

A goma laca talvez seja o acabamento que seca mais rapidamente: está seca para contato em alguns minutos e permite a aplicação de uma nova demão em meia hora. E pode ser aplicada com qualquer um dos métodos tradicionais: pincel, boneca ou pistola. O único porém da goma laca é sua moderada resistência à umidade, o que significa que ela não é indicada para todos os tipos de trabalho.

O básico

A goma laca é diluída em álcool – quando ele evapora deixa um filme de resina sobre a madeira. E cada demão aplicada “derrete” na demão anterior para formar uma camada única e resistente de verniz. A goma laca pode ser comprada em escamas ou pronta para uso. O verniz preparado é mais fácil de usar e sempre deve-se tomar o cuidado de comprar um verniz preparado há pouco tempo.

O corte

A goma laca não é aplicada em uma concentração única. Muitas vezes é necessário variar a proporção de resina e álcool para realizar trabalhos específicos. “Corte” é o nome dado à esta proporção, e originalmente é medida em libras-peso de resina por galão de álcool. A conversão para gramas/litro é fácil: 120g de resina para cada litro de álcool corresponde a um corte de 1 libra; basta dobrar a proporção de resina para se obter um corte de 2 libras.

Um corte de 3 libras é difícil de ser aplicado: a goma laca fica “grudenta” antes de ser possível aplicar um filme uniforme. Os cortes mais fáceis de aplicar são de 2 libras, ou mesmo 1 libra: apesar de serem necessárias mais demãos para formar um filme espesso de proteção o acabamento final dá muito mais destaque à madeira.

Aplicação com pincel

Aplicar goma laca com pincelÉ a forma mais comum de aplicação. Cortes de 1 libra e meia a 2 libras são fáceis de serem trabalhados porque ela vai se espalhar uniformemente em uma superfície horizontal e não escorre demais na vertical.

O segredo da aplicação com pincel é trabalhar rápido e não passar o pincel várias vezes no mesmo lugar. A goma laca se espalha de maneira uniforme na madeira, então se concentre em cobrir toda a superfície rapidamente. Dê pinceladas longas acompanhando os veios da madeira.

O álcool evapora rapidamente, deixando a goma laca pegajosa logo depois de aplicada. Por causa disso não passe o pincel sobre uma área que já foi coberta – você irá arrastar resina parcialmente seca e isso deixa áreas com um filme manchado e grosseiro. Também por esta razão aplique a goma laca sempre uma áreas contíguas, isto é, não pule pedaços da superfície.

Em superfícies verticais o trabalho é ligeiramente diferente. A maior preocupação é evitar que a goma laca escorra, então aplique uma camada bem fina para cobrir a madeira e logo em seguida passe o pincel em cima mais uma ou duas vezes. Desta maneira é fácil checar se há sinais de que a resina escorreu e consertar imediatamente.

Depois que a primeira demão estiver completamente seca, o que leva de 30 minutos a 1 hora, lixe levemente a superfície. A goma laca está seca se o pó do lixamento é branco. Limpe o pó e repita o processo. O número de demãos depende do visual do acabamento e da espessura do filme que se deseja: 3 demãos formam um filme fino, quatro ou mais demãos formam um filme grosso o suficiente para ser polido com lã de aço ou esponja abrasivas de acabamento.

Aplicação com boneca

Aplicar goma laca com bonecaA goma laca também pode ser aplicada com um pano dobrado formando uma almofada ou com uma boneca de pano e algodão. Eles são uma alternativa ao pincel, e este é um trabalho diferente do polimento francês, uma técnica de aplicação que envolve inúmeras etapas de preparação e trabalho entre as demãos. A boneca permite trabalhar rapidamente com um maior controle sobre a espessura do filme de acabamento.

O corte ideal é de 1 libra – o pano corre facilmente sobre a superfície da madeira e não deixa marcas. Utilize qualquer pano macio, limpo e seco. Dobre-o até que a almofada fique do tamanho da palma da mão com uma base redonda e uniforme. O tamanho é importante porque o pano absorve a resina e precisa ter o suficiente para deslizar na madeira sem ficar seco no meio da “pincelada”.

Este trabalho funciona muito bem em superfícies planas. Com a almofada carregada de goma laca, esfregue-a de um lado a outro da peça acompanhando os veios da madeira e levante-a no final para completar a “pincelada”. A espessura da demão pode ser controlada de acordo com a pressão exercida sobre a almofada. Quando esfrega o pano você espreme a goma laca do pano para a madeira: quanto mais pressão for feita, mais goma laca é aplicada. Assim como o trabalho com pincel, evite passar sobre áreas pegajosas. Cubra toda a superfície rapidamente e deixe-a secar.

Em superfícies verticais a almofada ajuda muito a evitar que a resina escorra; em superfícies cheias de contornos o trabalho exige um pouco mais de cuidado, mas também é fácil.

São necessárias mais demãos para se obter a espessura de filme e o acabamento desejados, mas o maior número de demãos é compensado pelo menor tempo necessário para a laca secar entre entre cada uma.

Aplicar goma laca com pistola de pinturaAplicação com pistola

Se você tem uma pistola e uma área ventilada, aplicar goma laca com pistola é um trabalho rápido com resultado excelente. É possível cobrir grandes áreas rapidamente e com a técnica adequada o acabamento é fica liso como vidro. Utilize um corte diluído – 1 libra – e aplique demãos finas. A goma laca vaporiza facilmente e começa a secar praticamente ao deixar a pistola.

Siga uma rotina normal de aplicação: áreas de difícil acesso primeiro, seguidas de bordas e por último áreas planas. Mantanha a pistola em movimento o tempo todo para evitar manchas de excesso e que a goma laca escorra.