A goma laca é o acabamento preferido de muitos marceneiros e artesãos por ser versátil e fácil de aplicar. E quando o assunto é produzir um acabamento de qualidade esta combinação é difícil de ser batida. Ela é compatível com quase todos os outros acabamentos e stains, o que a torna um dos melhores seladores – e também pode ser aplicada como acabamento final.
A goma laca talvez seja o acabamento que seca mais rapidamente: está seca para contato em alguns minutos e permite a aplicação de uma nova demão em meia hora. E pode ser aplicada com qualquer um dos métodos tradicionais: pincel, boneca ou pistola. O único porém da goma laca é sua moderada resistência à umidade, o que significa que ela não é indicada para todos os tipos de trabalho.
O básico
A goma laca é diluída em álcool – quando ele evapora deixa um filme de resina sobre a madeira. E cada demão aplicada “derrete” na demão anterior para formar uma camada única e resistente de verniz. A goma laca pode ser comprada em escamas ou pronta para uso. O verniz preparado é mais fácil de usar e sempre deve-se tomar o cuidado de comprar um verniz preparado há pouco tempo.
O corte
A goma laca não é aplicada em uma concentração única. Muitas vezes é necessário variar a proporção de resina e álcool para realizar trabalhos específicos. “Corte” é o nome dado à esta proporção, e originalmente é medida em libras-peso de resina por galão de álcool. A conversão para gramas/litro é fácil: 120g de resina para cada litro de álcool corresponde a um corte de 1 libra; basta dobrar a proporção de resina para se obter um corte de 2 libras.
Um corte de 3 libras é difícil de ser aplicado: a goma laca fica “grudenta” antes de ser possível aplicar um filme uniforme. Os cortes mais fáceis de aplicar são de 2 libras, ou mesmo 1 libra: apesar de serem necessárias mais demãos para formar um filme espesso de proteção o acabamento final dá muito mais destaque à madeira.
Aplicação com pincel
É a forma mais comum de aplicação. Cortes de 1 libra e meia a 2 libras são fáceis de serem trabalhados porque ela vai se espalhar uniformemente em uma superfície horizontal e não escorre demais na vertical.
O segredo da aplicação com pincel é trabalhar rápido e não passar o pincel várias vezes no mesmo lugar. A goma laca se espalha de maneira uniforme na madeira, então se concentre em cobrir toda a superfície rapidamente. Dê pinceladas longas acompanhando os veios da madeira.
O álcool evapora rapidamente, deixando a goma laca pegajosa logo depois de aplicada. Por causa disso não passe o pincel sobre uma área que já foi coberta – você irá arrastar resina parcialmente seca e isso deixa áreas com um filme manchado e grosseiro. Também por esta razão aplique a goma laca sempre uma áreas contíguas, isto é, não pule pedaços da superfície.
Em superfícies verticais o trabalho é ligeiramente diferente. A maior preocupação é evitar que a goma laca escorra, então aplique uma camada bem fina para cobrir a madeira e logo em seguida passe o pincel em cima mais uma ou duas vezes. Desta maneira é fácil checar se há sinais de que a resina escorreu e consertar imediatamente.
Depois que a primeira demão estiver completamente seca, o que leva de 30 minutos a 1 hora, lixe levemente a superfície. A goma laca está seca se o pó do lixamento é branco. Limpe o pó e repita o processo. O número de demãos depende do visual do acabamento e da espessura do filme que se deseja: 3 demãos formam um filme fino, quatro ou mais demãos formam um filme grosso o suficiente para ser polido com lã de aço ou esponja abrasivas de acabamento.
Aplicação com boneca
A goma laca também pode ser aplicada com um pano dobrado formando uma almofada ou com uma boneca de pano e algodão. Eles são uma alternativa ao pincel, e este é um trabalho diferente do polimento francês, uma técnica de aplicação que envolve inúmeras etapas de preparação e trabalho entre as demãos. A boneca permite trabalhar rapidamente com um maior controle sobre a espessura do filme de acabamento.
O corte ideal é de 1 libra – o pano corre facilmente sobre a superfície da madeira e não deixa marcas. Utilize qualquer pano macio, limpo e seco. Dobre-o até que a almofada fique do tamanho da palma da mão com uma base redonda e uniforme. O tamanho é importante porque o pano absorve a resina e precisa ter o suficiente para deslizar na madeira sem ficar seco no meio da “pincelada”.
Este trabalho funciona muito bem em superfícies planas. Com a almofada carregada de goma laca, esfregue-a de um lado a outro da peça acompanhando os veios da madeira e levante-a no final para completar a “pincelada”. A espessura da demão pode ser controlada de acordo com a pressão exercida sobre a almofada. Quando esfrega o pano você espreme a goma laca do pano para a madeira: quanto mais pressão for feita, mais goma laca é aplicada. Assim como o trabalho com pincel, evite passar sobre áreas pegajosas. Cubra toda a superfície rapidamente e deixe-a secar.
Em superfícies verticais a almofada ajuda muito a evitar que a resina escorra; em superfícies cheias de contornos o trabalho exige um pouco mais de cuidado, mas também é fácil.
São necessárias mais demãos para se obter a espessura de filme e o acabamento desejados, mas o maior número de demãos é compensado pelo menor tempo necessário para a laca secar entre entre cada uma.
Aplicação com pistola
Se você tem uma pistola e uma área ventilada, aplicar goma laca com pistola é um trabalho rápido com resultado excelente. É possível cobrir grandes áreas rapidamente e com a técnica adequada o acabamento é fica liso como vidro. Utilize um corte diluído – 1 libra – e aplique demãos finas. A goma laca vaporiza facilmente e começa a secar praticamente ao deixar a pistola.
Siga uma rotina normal de aplicação: áreas de difícil acesso primeiro, seguidas de bordas e por último áreas planas. Mantenha a pistola em movimento o tempo todo para evitar manchas de excesso e que a goma laca escorra.