Instruções de uso do Verniz naval Tru-spar

Dica da Escola do Acabamento

O verniz naval Tru-spar deve ser aplicado em demãos finas, esticando bem com pincel ou boneca. Você pode esfregar um pano limpo para deixar uma camada bem fina logo após espalhar com pincel se diluir o verniz com Olio Fluido.

Aparência
Preparação
Demãos
Aparência
acetinado ou brilhante
Preparação
diluir
Demãos
mínimo 3
Rendimento/demão
Intervalo/demãos
Tempo de cura
Rendimento/demão
até 27m²/litro
Intervalo/demãos
24 horas
Tempo de cura
24 a 48 horas

Preparação da madeira

A superfície deve estar seca (a umidade da madeira deve estar abaixo de 15%), limpa de qualquer partícula ou sujeira e sem acabamento. Na reaplicação, lixe a madeira para remover todo o acabamento antigo.

Preparação do verniz

O Verniz Tru-spar precisa ser diluído antes da aplicação. A diluição pode ser feita com Olio Fluido, limoneno, aguarrás ou terebentina. Dilua até 10% (9 partes de verniz e 1 parte de solvente).

Ambiente adequado para aplicação

A temperatura deve estar acima de 12°C. Evite aplicar o verniz em dias chuvosos. O verniz cura por oxidação, por isso é importante manter uma boa ventilação durante a aplicação e tempo de cura.

Alta umidade, baixa temperatura e ventilação inadequada aumentam significativamente o tempo de cura.

O que usar na aplicação

Use um pincel, boneca de pano limpo e seco ou pistola de pintura para espalhar o verniz na madeira.

Planeje o trabalho

A aplicação em decks e pisos grandes deve ser dividida em pequenas áreas de trabalho. Trabalhe em 3 a 4 réguas ou tábuas de cada vez, realizando todas as etapas de aplicação antes de passar para as próximas.

Aplicação

Todas as demãos são aplicadas da mesma forma.

Espalhe uma demão fina de verniz seguindo os veios da madeira. O verniz se espalha de maneira uniforme na madeira, então se concentre em cobrir toda a superfície rapidamente. Dê pinceladas longas acompanhando os veios da madeira.

Não passe o pincel sobre uma área que já foi coberta – você irá arrastar resina parcialmente seca e isso deixa áreas com um filme manchado e grosseiro. Também por esta razão aplique o verniz sempre em áreas contíguas, isto é, não pule pedaços da superfície.

Dica importante

Você pode espalhar o verniz naval Tru-spar sobre a madeira e imediatamente depois esfregar um pano limpo e seco para deixar a superfície seca. Esta forma de aplicação deixa uma camada bem fina e uniforme de verniz sobre a madeira.

Recomendamos leve lixamento entre demãos, utilizando abrasivo fino (grana 320 ou superior).

Importante

Não molhe a madeira durante todo o trabalho de aplicação e nas primeiras 48 horas após a aplicação da última demão.

Limpeza do pincel

Limpe logo após o uso com um de nossos solventes ou aguarrás.

Cuidados com o acabamento

Peças de madeira em geral podem ser limpas com pano e produtos de limpeza não abrasivos.

Reaplicação

Em peças que ficam em ambiente interno você pode reaplicar o Verniz naval Tru-spar quando perceber que a madeira está opaca e sem vida. Como orientação geral, reaplique a cada 4 anos.

Em móveis e superfícies expostas ao sol e chuva a cada 18 a 24 meses.

Armazenamento

Mantenha a embalagem deste produto bem fechada, ao abrigo do sol e umidade, longe de fontes de calor e chama e fora do alcance de crianças e animais.

Segurança

Os panos, pincéis, pó de lixamento e outros materiais úmidos com verniz podem entrar em combustão espontaneamente se o descarte não for realizado adequadamente. Imediatamente após o uso molhe com
bastante água o material usado. Em seguida, coloque em recipiente bem fechado e descarte ou seque em área externa não exposta ao sol.

Descarte do produto

Não descarte o verniz pelo ralo, mantenha as sobras do produto na embalagem original bem fechada para uso posterior. Restos secos do verniz podem ser colocados junto ao lixo comum. A embalagem vazia pode ser reciclada.