Verniz Tru-spar

Dicas

  • A madeira absorve uma boa parte do verniz e o filme na superfície é bastante fino e elegante.
  • A quantidade de demãos e o intervalo entre elas foram testados para que o verniz ofereça a melhor proteção para a madeira.
  • As demãos para renovar o acabamento devem ser aplicadas conforme descrito para a madeira sem proteção.
  • Utilize um pincel ou boneca para aplicar na madeira, ou um sistema spray.

Preparação

A preparação da madeira para o acabamento é fundamental. A superfície deve estar seca e limpa de qualquer partícula ou sujeira. Recomendamos que qualquer sujeira e gordura sejam removidos com solvente ou outro limpador/removedor.

Verniz ou stain já aplicados precisam ser removidos antes da aplicação do verniz à óleo.

Antes de aplicar

Diluição: se achar o verniz muito grosso, dilua até 10% com Olio Fluido, limoneno, terebintina ou aguarrás.

Temperatura: deve estar acima de 12°C durante e depois da aplicação por 1 a 3 dias. Quanto mais quente mais rápida a cura do verniz.

Teste: sempre faça um pequeno teste antes de aplicar na peça que será acabada para avaliar o trabalho necessário e o acabamento final. Se você não tiver uma madeira extra, escolha uma parte que não aparece muito – o verso do tampo de uma mesa, por exemplo – para fazer os testes de acabamento.

Planeje o trabalho antes de começar: a aplicação em decks e pisos grandes deve ser dividida em pequenas áreas de trabalho. A melhor forma de fazer isso é trabalhar em 3 a 4 réguas ou tábuas de cada vez: comece numa ponta e aplique o verniz até a outra ponta das réguas.

Aplicação

Todas as demãos são aplicadas da mesma forma: espalhe uma demão fina de verniz seguindo os veios da madeira. O verniz se espalha de maneira uniforme na madeira, então se concentre em cobrir toda a superfície rapidamente. Dê pinceladas longas acompanhando os veios da madeira. Não passe o pincel sobre uma área que já foi coberta – você irá arrastar resina parcialmente seca e isso deixa áreas com um filme manchado e grosseiro. Também por esta razão aplique o verniz sempre uma áreas contíguas, isto é, não pule pedaços da superfície.

Intervalo entre demãos: 12 horas.

Aguarde o intervalo entre demãos e, se necessário, lixe com abrasivo fino (P360) antes de aplicar a próxima demão.

Demãos: no mínimo 3

Cura: o verniz cura totalmente em 3 a 5 dias.

Manutenção

Limpeza diária: a madeira pode ser limpa com pano úmido e produtos de limpeza neutros.

Reaplicação: deve ser feita para reavivar o acabamento. Siga as instruções de preparação e aplique o verniz.

Armazenamento: guardar em local fechado, seco e com temperatura moderada. Não exponha a frio e calor excessivos.

Importante: mantenha a embalagem de verniz bem fechada e longe de fontes de calor e chama. Por conter óleo natural, panos, pincéis, pó de lixamento e outros materiais úmidos com óleo podem entrar em combustão espontaneamente se o descarte não for realizado adequadamente. Imediatamente após o uso coloque o material usado em um recipiente com água e feche bem para o descarte ou seque em área externa não exposta ao sol.