Tintura per vernice

Como tingir outros acabamentos – vernizes, óleos e ceras

Teste a quantidade de pigmento necessária para obter a cor e tom desejados. É importante medir as quantidades de acabamento e pigmento para reproduzir a cor caso seja necessário.

  1. Coloque uma parte do acabamento – verniz, óleo, cera – em um pote com tampa. Verifique o rendimento do acabamento para preparar a quantidade necessária em uma única vez.
  2. Adicione uma pequena quantidade do tingidor e misture bem até a cor ficar homogênea.
  3. Faça um pequeno teste em um pedaço da mesma madeira que será tingida. Se você não tiver uma madeira extra, escolha uma parte que não aparece muito – o verso do tampo de uma mesa, por exemplo – para fazer os testes de acabamento.
  4. Caso necessário, adicione mais tingidor aos poucos até obter a cor/tom necessários.

A aplicação do acabamento segue as instruções do produto usado – verniz, óleo ou cera.

Dicas para tingimento direto

  • O pigmento deve ser sempre o primeiro produto a ser aplicado na madeira. Não aplique sobre verniz e cera. Sobre óleo, o tingimento será mínimo.
  • Teste a diluição necessário para obter o tom desejado: em um pote de vidro, despeje uma pequena quantidade do tingidor e dilua aos poucos. Se possível, tente obter o tom desejado em apenas uma demão.
  • Você pode aplicar o tingidor com pano ou pincel. A quantidade de pigmento sobre a madeira é menor com o pano – e a cor final mais clara. Para ebanizar a madeira e obter tons mais escuros, use o pincel.
  • É recomendável aplicar uma demão de laca natural diluída ou outro selador para evitar manchas no acabamento causadas por diferenças de densidade da madeira, que leva a quantidades variáveis de pigmento serem absorvidas pelas fibras.

Preparação

Todo tingimento começa com uma boa preparação da madeira. A madeira deve estar crua, sem nenhum acabamento. Tenha um cuidado especial com o lixamento, pois as marcas de lixa ganham destaque com o tingimento.

Antes de aplicar

Diluição: até 10% com água ou solvente orgânico (ver informações técnicas).

Teste: sempre faça um pequeno teste antes de aplicar na peça que será acabada para avaliar o trabalho necessário e o acabamento final. Se você não tiver uma madeira extra, escolha uma parte que não aparece muito – o verso do tampo de uma mesa, por exemplo – para fazer os testes de acabamento.

Aplicação

Todas as demãos são aplicadas da mesma forma: molhe o pano/pincel com tingidor e espalhe sobre a madeira, seguindo os veios. Se quiser um tom escuro, aguarde até que o solvente tenha evaporado antes de aplicar o acabamento. Para deixar o tom mais claro e uniforme, esfregue um pano limpo no sentido dos veios.

A única forma de consertar defeitos no tingimento é lixar a madeira para remover manchas e defeitos no tingimento.

Intervalo entre as demãos: 2 horas.

Aguarde até que o tingidor esteja totalmente seco antes de aplicar o acabamento.

Armazenamento: guardar em local fechado, seco e com temperatura moderada.