Secante para óleos e vernizes

Testes e conhecimento técnico

Para manusear secantes é preciso conhecimento técnico e geralmente requer testes preliminares em pequenas quantidades de óleo/verniz para entender o efeito e alterações no acabamento.

Nunca misture mais secante do que o recomendado nas instruções de uso. O uso exagerado pode levar o acabamento a ficar grudento de forma irreversível.

Óleo e vernizes para os quais este secante é destinado

O uso deste secante é recomendado APENAS para os nossos óleos e vernizes listados abaixo:

  • Óleo de linhaça
  • Óleo de tungue bruto e polimerizado, óleo de tungue meio a meio (ver observações abaixo)
  • Olio Brasile, Olio brasile meio a meio
  • Olio per mobili
  • Olio Originale
  • Olio per piano di lavoro
  • Verniz à óleo, verniz à oleo meio a meio
  • Verniz tru-spar

Não utilize o secante no Olio per decking, GIF White Oil e Olio per ceppi.

Informações e cuidados

  • O secante não substitui o solvente para diluição de óleos e vernizes.
  • O secante deve ser misturado ao óleo ou verniz ANTES da aplicação na madeira.
  • Misture o secante APENAS no óleo que for usado no período de 24h-48 após a diluição. Não guarde óleo misturado com secante por períodos longo de tempo porque eles perdem a qualidade e o acabamento pode ficar grudento de forma irreversível.
  • Óleo de tungue (bruto, polimerizado e meio a meio): o secante faz com que o óleo de tungue gelifique (endureça) dentro da embalagem rapidamente. Misture o secante apenas na quantidade de óleo que será usada em até 24 horas.

Aplicação

IMPORTANTE: A quantidade de óleo mencionada abaixo refere-se à quantidade de óleo puro, isto é, antes da diluição recomendada para aplicação.

Óleos naturais: óleo de linhaça, óleo de tungue, Olio Brasile, Olio Originale, Olio per piano di lavoro

Misture o máximo de 1% de secante em relação à quantidade de óleo. Por exemplo, 10ml de secante para 1 litro de óleo. Comece a mexer o óleo e em seguida coloque o secante. Mexa muito bem até que a cor do óleo esteja uniforme. Aguarde 6 horas para aplicação conforme as instruções do óleo.

Olio per mobili

Misture o máximo de 0,5% de secante em relação à quantidade de óleo. Por exemplo, 5ml de secante para 1 litro de óleo. Comece a mexer o óleo e em seguida coloque o secante. Mexa muito bem até que a cor do óleo esteja uniforme. Aguarde 2 horas para aplicação conforme as instruções do óleo.

Verniz à óleo

Misture o máximo de 1% de secante em relação à quantidade de óleo. Por exemplo, 10ml de secante para 1 litro de verniz. Comece a mexer o verniz e em seguida coloque o secante. Mexa muito bem até que a cor do verniz esteja uniforme. Aguarde 6 horas para aplicação conforme as instruções do verniz.

Verniz tru-spar

Misture o máximo de 0,5% de secante em relação à quantidade de óleo. Por exemplo, 5ml de secante para 1 litro de verniz. Comece a mexer o verniz e em seguida coloque o secante. Mexa muito bem até que a cor do verniz esteja uniforme. Aguarde 2 horas para aplicação conforme as instruções do verniz.