Brilho+ UV

Dicas

  • A madeira absorve uma boa parte do produto e o filme na superfície é bastante fino e elegante.
  • Quanto mais fina a camada de produto sobre a madeira, mais bonito e mais resistente o acabamento. Duas demãos são suficientes. Não aplique várias demãos para “proteger mais” a madeira.
  • Utilize um pincel ou boneca para aplicar na madeira, ou um sistema spray.
  • Para ter um acabamento acetinado: quando a cera estiver completamente seca (depois da última demão), esfregue levemente uma lã de aço ou esponja abrasiva fina sobre a cera no sentido dos veios da madeira.

Preparação

A preparação da madeira para o acabamento é fundamental. A superfície deve estar sem nenhum acabamento, seca e limpa de qualquer partícula ou sujeira. Recomendamos que qualquer sujeira e gordura sejam removidos com solvente ou outro limpador/removedor.

Verniz ou stain já aplicados precisam ser removidos antes da aplicação da Brilho+ UV.

Antes de aplicar

Diluição: não diluir, produto pronto para uso.

Temperatura: deve estar entre 12°C e 40°C durante e depois da aplicação por 1 dia.

Teste: sempre faça um pequeno teste antes de aplicar na peça que será acabada para avaliar o trabalho necessário e o acabamento final. Se você não tiver uma madeira extra, escolha uma parte que não aparece muito – o verso do tampo de uma mesa, por exemplo – para fazer os testes de acabamento.

Aplicação

Intervalo entre as demãos: 3-4 horas.

Todas as demãos são aplicadas da mesma forma: espalhe uma demão fina de Brilho+ UV seguindo os veios da madeira. Ela se espalha de maneira uniforme na madeira, então se concentre em cobrir toda a superfície rapidamente. Dê pinceladas longas acompanhando os veios da madeira. Você também pode espalhar a cera com o pincel e esfregar um pano sobre toda a superfície para obter uma demão bem fina e sem marcas.

Aguarde o intervalo entre demãos e, se necessário, lixe com abrasivo fino (P360) antes de aplicar a próxima demão.

Para o lustro/polimento final aguarde 24 horas para que a cera esteja dura – isto facilita o trabalho de acabamento.

Manutenção

Limpeza diária: a madeira pode ser limpa com pano úmido e produtos de limpeza neutros.

Reparos: é bastante simples reparar o acabamento com a Brilho+ UV. A maior parte de pequenas batidas, riscos, manchas e outros danos podem ser removidos lixando levemente a área afetada e aplicando uma nova demão de produto na área afetada. Esta demão irá se mesclar com o acabamento original e deixar um reparo praticamente imperceptível.

Reaplicação: deve ser feita para reavivar o acabamento e é feita conforme descrito na aplicação. Limpe bem a madeira antes de reaplicar. Não é necessário lixar.

Armazenamento: guardar em local fechado, seco e com temperatura moderada. Não exponha a frio e calor excessivos.