Informações sobre óleos para deck

Quando aplicar ou reaplicar óleo

A melhor forma de saber se é preciso aplicar óleo na madeira é jogando um pouco de água, formando pequenas poças.

  • Se a água mantiver o formato de gota sobre a superfície da madeira, ela já está protegida da água
  • Se ela for rapidamente absorvida e fizer uma mancha escura na madeira, é preciso aplicar algumas demãos de óleo
  • Se a água mantiver o formato de gota por meia hora ou mais e depois começar a ser absorvida, ainda há uma quantidade razoável de óleo e é preciso apenas aplicar uma ou duas demãos

Você também pode fazer uma avaliação visual: lave bem a madeira; se depois de limpa e seca ela parece ressecada, manchada, preta ou cinza escuro, pode ser a hora de aplicar (ou reaplicar) óleo.

As madeiras têm resina natural

Espécies diferentes de madeiras contêm quantidades diferentes de resinas naturais. Se a madeira é nova ou foi cortada da árvore há pouco tempo, ela contém mais resina natural que uma cortada há seis meses ou um ano.

Algumas madeiras, como a teca, mantém a resina natural por muito mais tempo e permanecem relativamente protegidas por muito mais tempo que outras madeiras mais leves ou com menos resina natural.

Se a madeira sendo colocada no deck for teca, ipê ou cumarú, deixe sem acabamento por alguns meses antes de aplicar óleo. Estas madeiras, quando novas, simplesmente não absorvem óleo em quantidade suficiente para proteger do sol.

Quanto tempo dura o acabamento de deck

Deck é a área de jardim mais difícil de manter. Durante todo o ano o deck recebe tráfego de pessoas, está exposto à ação dos elementos e variações de temperatura, insetos, sujeira, poeira, todos com potencial para remover o acabamento um pouco de cada vez. Quando o fator principal de desgaste é a exposição ao sol e chuva, as coisas ficam imprevisíveis. É por isso que é difícil para todos os fabricantes de acabamento cravarem precisamente quanto tempo um acabamento vai durar.

Como regra geral as partes do deck mais expostas sofrem o maior estrago causado pelos elementos, necessitando maior manutenção e atenção constante. A parte inferior de colunas de madeira sofrem mais que a superior por causa da água que escorre. Nestas situações, o óleo para deck é incomparável, bastando lavar e lixar levemente a área afetada e aplicar mais óleo, restaurando perfeitamente a madeira.

Depois de receber acabamento, umas das formas mais fáceis de aumentar a vida do acabamento e do próprio deck é varrer frequentemente as folhas que caem nele e não deixar a madeira suja. Além disso, o uso de um limpador específico para decks ajuda a preservar tanto o acabamento quanto a madeira.

Aplicação de óleo e manutenção

Depois que a madeira está limpa e seca, sem defeitos ou pontos com danos físicos, você pode aplicar óleo. Óleos são fáceis de aplicar e não requerem nenhuma habilidade especial. Basta que você aplique óleo suficiente para saturar a madeira e não deixe nenhum excesso na superfície.

Quantas demãos são necessárias?

Como é a quantidade de óleo que a madeira absorve que protege contra água, sol e elementos, você precisa colocar todo óleo que a madeira aceitar. Mas não adianta colocar um monte de óleo de uma vez só na madeira porque o excesso não é absorvido pela madeira na hora e leva muito tempo para curar – se curar. É muito mais fácil remover o excesso depois de espalhar o óleo na madeira e aplicar mais demãos. Em geral, são necessárias 3 a 4 demãos.

Há exceções sobre o número de demãos?

Sim. Madeira pesadas com bastante resina natural podem não aceitar óleo, ou absorver muito pouco. Siga as orientações do tópico “Quando aplicar ou reaplicar óleo”; teste aplicando uma camada fina, observe se a madeira absorve o óleo, e remova todo o excesso. Se ela não absorver.