Dúvidas sobre Óleos

Qual o melhor óleo para MDF?

MDF precisa de um acabamento de superfície, que forme um filme. Não recomendamos nenhum óleo para acabamento de MDF.

Posso usar óleo em compensado?

Sim. Para acabamento, “compensado é madeira”. Apenas não lixe agressivamente a superfície pois as folhas que compõem a parte externa do compensado são muito finas.

Qual óleo escurece menos o tom da madeira?

Todos os óleos escurecem o tom da madeira. Os que menos escurecem são o Olio Brasile, Olio Originale e Olio per piano di lavoro.

Logo depois da aplicação, o acabamento tinha um lustro bonito que saiu rapidamente. Por que isso aconteceu?

O lustro inicial é do óleo ainda úmido, não curado. Para você ter um acabamento acetinado com óleo é preciso lixar bem a madeira antes e entre demãos, e aplicar várias demãos do óleo.

Qual óleo posso usar em folha de madeira?

Depende do substrato onde a folha de madeira foi colada. Se for MDF, recomendamos os óleos: Olio per mobili, Olio per decking, Olio Originale e Olio per piano di lavoro. Sobre compensado ou madeira maciça, todos os óleos podem ser usados.

Posso aplicar óleo em peças pintadas com tinta de artesanato?

Não. Os óleos são acabamentos impregnantes, isto é, precisam ser absorvidos pela madeira para proteger. A tinta impede a que a madeira absorva o óleo.

O acabamento com óleo está pegajoso e/ou marca com facilidade. O que fazer?

Estes são sintomas de que o excesso de óleo não foi removido da superfície da madeira. Molhe a madeira com aguarrás e esfregue uma esponja abrasiva fina (a parte verde da esponja de cozinha funciona bem) sobre toda a madeira. Em seguida, esfregue um pano limpo e seco e aguarde o solvente evaporar.

Se quase todo o “grude” tiver saído, lixe levemente a madeira e aplique uma demão de óleo para deixar o acabamento bonito. E, depois de espalhar o óleo, não esqueça de esfregar um pano até que toda a superfície esteja seca.

O óleo protege a madeira de mofo?

Os óleos diminuem um pouco a chance de a madeira mofar, mas apenas os produtos que têm um aditivo específico realmente protegem a madeira contra mofo.