Acabamentos para brinquedos de madeira

Os brinquedos de madeira exigem um acabamento atóxico que não apresente riscos à saúde da criança. Um acabamento completamente seco e curado é inerte e atóxico.

As recomendações de produtos abaixo são para brinquedos para crianças a partir de 4 anos, que já não costumam colocar os brinquedos na boca. O uso destes produtos em brinquedos indicados para crianças menores deve ser avaliado junto ao Inmetro ou órgão competente.

Os produtos mais indicados

Óleo secativo com resina natural é a opção de óleo com maior proteção e durabilidade. É absorvido pela madeira e forma um filme extremamente fino e flexível na superfície. Satura a madeira mais rapidamente e por isso precisa de menos demãos. É preciso aguardar a cura antes de colocar o brinquedo em uso.

  • Iron Oil (óleo em pasta) é mais resistente que os outros óleos e o acabamento é feito com apenas uma demão. Tem um toque sedoso único e tem o maior rendimento (área acabada por litro de óleo).

Os vernizes formam filme sobre madeira e tem tempo de cura menor em relação aos óleos naturais. O acabamento vai do brilhante ao acetinado.

  • A goma laca indiana e a Laca natural são vernizes naturais que dão brilho e um tom quente à madeira. São rápidos para aplicar mas não resistem bem umidade.
  • O verniz a óleo é uma opção próxima aos óleos com resinas, também é feito com matérias-primas naturais e não tem aditivos "químicos".
  • O verniz Artefice é à base d'água, afeta muito pouco a cor e o tom da madeira, oferece boa proteção contra riscos, tem um toque sedoso e tempo de cura rápido
Outras opções
  • Óleo de tungue é um óleo natural, é absorvido profundamente pela madeira
  • Olio Brasile possui as mesmas características do óleo de tungue e escurece menos a madeira
  • O óleo de linhaça dá um tom amarelado "quente" à madeira
  • O GIF White Oil é um óleo mineral grau farmacêutico que passa por um controle de qualidade rigoroso. É simples de aplicar e requer manutenção constante.

Sobre os solventes

Durante a cura, os solventes e Compostos Orgânicos Voláteis (COVs) evaporam e não fazem parte do acabamento que fica na madeira. Portanto, é essencial aguardar a cura total do produto para garantir que o acabamento não libere vapores ou possa ser raspado e ingerido acidentalmente.

Combinar com cera

Os brinquedos podem ser acabados apenas com cera, mas nossa recomendação é que você combine um acabamento mais resistente como óleo ou verniz e aplique a cera por cima para aumentar o lustro, a profundidade de cor e dar um toque sedoso à madeira.

  • A cera Artefice Antique combina óleo de linhaça com cera de abelha e tem um acabamento clássico que destaca o desenho dos veios
  • A cera Artefice Supreme não afeta o tom e a cor da e pode ser polida para alto brilho

 

Dica da Escola do Acabamento

Os produtos indicados acima, quando devidamente curados, não liberam substâncias tóxicas. Antes de usar ou vender o brinquedo, aguarde o tempo de cura recomendado - ou mais - para evitar odor e resíduos.