Verniz à óleo

Teste o acabamento

A madeira absorve uma boa parte do verniz e o filme na superfície é bastante fino e elegante.

Com aguarrás: o verniz à óleo acentua a cor e o desenho da madeira, dando um aspecto “úmido” permanente. Para testar esse efeito, umedeça a madeira com uma esponja ou pano – não jogue aguarrás. A cor da madeira úmida com aguarrás é semelhante ao efeito do óleo. Depois de fazer este teste, aguarde até que ela esteja completamente seca antes de aplicar o óleo.

Com o verniz: recomendamos que se faça um pequeno teste antes de aplicar o verniz na peça que será acabada para avaliar o trabalho necessário e o acabamento final. Se você não tiver uma madeira extra, escolha uma parte da peça que não aparece muito – o verso do tampo de uma mesa, por exemplo – para fazer o teste de acabamento. Aplique o verniz conforme descrito abaixo apenas na madeira extra ou nesta pequena área escolhida antes de aplicar em toda a peça.

Situação da madeira e condições para aplicação

A superfície deve estar seca e limpa de qualquer partícula ou sujeira. Recomendamos que qualquer sujeira e gordura sejam removidos com solvente ou outro limpador/removedor.

  • Para que o verniz seja absorvido a umidade da madeira deve estar abaixo de 15%.
  • Verniz ou stain já aplicados precisam ser removidos antes da aplicação do verniz.
  • A temperatura deve estar acima de 12°C. Evite aplicar o verniz em dias chuvosos. O verniz cura por oxidação, por isso é importante manter uma boa ventilação durante a aplicação e tempo de cura.
  • Alta umidade, baixa temperatura e ventilação inadequada aumentam significativamente o tempo de cura.

Informações e cuidados

  • Diluição: recomendamos que o Verniz à óleo seja diluído antes da aplicação. A diluição pode ser feita com Olio Fluido ou limoneno, aguarrás ou terebentina.
  • Dilua o verniz meio a meio (1 parte de verniz e 1 parte de solvente) para facilitar a absorção do verniz pela madeira. As últimas demãos podem ser diluídas 1 parte de solvente para 2 partes de verniz para acelerar o acabamento.
  • Para espalhar o verniz: a melhor ferramenta para espalhar uma camada uniforme de verniz sobre a madeira é um pincel ou trincha. Alternativamente, se preferir usar um pano, mergulhe/encharque o pano completamente no verniz antes de esfregar na madeira.
  • Para remover o excesso: use pano limpo, seco e absorvente para remover o excesso de verniz.
  • Número de demãos: aplique pelo menos 2. A quantidade de demãos para aplicar é determinado pelo uso que a peça terá: 2 a 4 demãos são suficientes para peças de decoração, revestimentos, esquadrias e rodapés e é o recomendado para tábuas de corte, superfícies e utensílios de cozinha. Superfícies que que terão uso moderado a intenso precisam de até 6 demãos para proteção máxima, e requerem reaplicação mais leve – 1 a 2 demãos – uma ou duas vezes por ano (ver situações especiais nas notas abaixo).
  • Intervalo entre demãos: 24 horas.
  • Tempo de cura: 5 dias. Depois de aplicar o verniz, não molhe a madeira na primeira semana de uso.

Aplicação

Primeira demão:
Espalhe uma boa quantidade de verniz diluído sobre toda a superfície e deixe que o verniz seja absorvido por 10-20 minutos. Se a madeira absorver todo o verniz, espalhe mais um pouco. Continue a aplicar mais verniz até que a superfície permaneça brilhante por pelo menos 10 minutos. Se pelo menos 10% da superfície da madeira permanecer brilhante suas fibras já estão saturadas.

A seguir, esfregue toda a superfície com um pano limpo e seco até que a madeira esteja seca. Passe a mão sobre a madeira: se os dedos ficarem úmidos, há excesso para ser removido.

Certifique-se de que todo verniz que não foi absorvido pela madeira seja removido, caso contrário pontos brilhantes e/ou pegajosos vão aparecer. O verniz deve ser absorvido pela madeira e não deve formar uma camada uniforme sobre a madeira.

Lixamento entre demãos (opcional):
O lixamento entre demãos só é necessário se os veios da madeira levantaram – a superfície ficou áspera. Use lixa grana 180-220 e lixe na direção dos veios da madeira. Remova o pó depois do lixamento.

Demãos posteriores:
São aplicadas da mesma forma, porém devem ser mais econômicas na quantidade de verniz. Aplique demãos até que a superfície esteja saturada de verniz. Isto fica evidente porque a madeira não absorve mais verniz – ela permanece úmida e brilhante.

Acabamento com cera (opcional):
Para aumentar o brilho, você pode usar uma das nossas ceras à base de carnaúba após a cura completa do verniz. Nas tábuas de corte, opte pela cera Artefice Cucina.

Limpeza das ferramentas:
Limpe logo após o uso com nossos solventes ou aguarrás.

Notas

  • Observe a madeira durante as primeiras horas depois de aplicar cada demão para ver se ela “expulsa” uma parte do verniz – esfregue um pano para remover este verniz também.
  • A madeira absorve a maior parte do verniz e o acabamento forma uma camada fina na superfície da madeira.
  • O solvente auxilia na aplicação do verniz mas o acabamento final é seguro porque o solvente evapora completamente.
  • Por causa da dificuldade de ventilação na parte interna de armários e gavetas, adicione ao verniz já diluído nosso secante para óleos e aplique apenas uma demão fina com boneca (pano úmido com óleo) ou com pincel “esticando” bem o verniz.

Manutenção

Limpeza:

  • Não molhe nem passe pano úmido sobre a madeira na primeira semana de uso.
  • Remova o pó com vassoura ou aspirador.
  • A limpeza úmida pode ser feita com produtos de limpeza neutros. As tábuas de corte e utensílios de cozinha devem ser limpos constantemente com água morna e detergente ou receitas caseiras para assepsia. Nunca deixe essas peças imersas em água porque elas vão empenar e rachar. Água sanitária e produtos com soda cáustica podem descolorir e manchar o acabamento.

Reparos:
Reparar o acabamento com verniz à óleo é simples. Aplique uma demão fina de verniz com um pano apenas úmido para esconder pequenas marcas de uso. Pode ser preciso lixar levemente para consertar arranhões ou riscos mais profundos. Depois que as marcas forem removidas, limpe o pó e reaplique o verniz na área lixada para um reparo perfeito.

Reaplicação:
A reaplicação deve ser feita quando a superfície da madeira se tornar absorvente. Esfregue um pano úmido na madeira. Se ela escurecer, reaplique o verniz conforme descrito acima. Lembre-se de limpar muito bem a superfície antes de reaplicar o verniz.

Descarte do produto

Não descarte o verniz pelo ralo, mantenha as sobras do produto na embalagem original bem fechada para uso posterior. Restos secos do verniz podem ser colocados junto ao lixo comum. A embalagem vazia pode ser reciclada.

Importante:
Mantenha a embalagem de verniz bem fechada e longe de fontes de calor e chama. Os panos, pincéis, pó de lixamento e outros materiais úmidos com verniz podem entrar em combustão espontaneamente se o descarte não for realizado adequadamente. Imediatamente após o uso coloque o material usado em um recipiente com água e feche bem para o descarte ou seque em área externa não exposta ao sol.