Sal azedo

Dicas

  • O sal azedo pode causar irritação grave na pele, olhos e mucosas. SEMPRE use luvas, óculos de proteção e máscara durante toda a aplicação e lavagem.
  • Geralmente, uma aplicação é suficiente para remover as manchas, mas não há uma quantidade de demãos ideal para limpar a madeira.
  • Depois de aplicar o sal azedo na madeira, lave-a cuidadosamente com água para não deixar sal impregnado.
  • Com a aplicação do sal azedo, a madeira fica molhada e absorve água. Espere alguns dias até que ela perca a umidade antes de aplicar o acabamento.

Preparação do sal azedo

A sugestão para preparar uma solução de sal azedo é misturar duas colheres de sopa em um litro de água quente em um pote de vidro ou plástico grosso – não use latas de metal – e mexer até que o sal dissolva completamente.

Aplicação para limpeza

Aplique a solução sobre toda a madeira e não apenas na área manchada com um pincel para evitar diferença na cor final e aguarde a secagem. A mancha vai clarear e, se for necessário, aplique outra vez para que a mancha desapareça.

Por fim, lave cuidadosamente a madeira com água corrente ou esponja molhada. Algumas vezes uma mancha bem clara persiste na madeira e pode ser removida com lixamento leve.

Aplicação para clarear decks

O sal azedo pode ser preparado da mesma forma para tratar a madeira de decks que está suja e cinza, queimada pelo sol. Se o deck foi protegido com verniz é necessário lixar a madeira e depois aplicar o sal azedo. Se o acabamento foi feito com um dos nossos óleos basta aplicar o sal azedo direto na madeira. Se ela estiver muito suja, use uma escova ou vassoura para esfregar a madeira.

Se você quiser clarear a madeira depois de remover o acabamento, aplique uma mistura mais concentrada: 200g (aproximadamente 5 colheres de sopa) de sal azedo para cada litro d’água. Espalhe a solução sobre a madeira e esfregue com uma escova macia para aumentar o efeito do clareamento, deixe agir durante uma hora e lave cuidadosamente com água.