Olio per ceppi

Dicas

  • A madeira absorve o óleo e o acabamento fica na estrutura até a superfície da peça, e não sobre a superfície, como acontece com os vernizes. Você não vai ver um filme sobre a madeira.
  • Aplique uma demão de Olio per ceppi regularmente para manter a superfície da madeira saturada com óleo e protegida. Peças com uso intenso devem receber uma demão de óleo quinzenalmente; as com baixo uso pelo menos uma vez por mês.

Preparação

Toda aplicação de óleo na tábua de corte começa com uma boa limpeza e higienização da madeira. Você pode usar receitas caseiras de assepsia com limão e sal grosso ou utilizar detergente. O importante é que a madeira esteja limpa e seca antes de começar a aplicar o óleo.

Caso a madeira esteja muito manchada, lixe levemente a superfície com lixa grana 220 para remover a camada mais superficial. Não esqueça de remover todo o pó antes de começar a usar o óleo.

Antes de aplicar

Diluição: não diluir o óleo, ele já está pronto para uso.

Teste: sempre faça um pequeno teste antes de aplicar na peça que será acabada para avaliar o trabalho necessário e o acabamento final. Se você não tiver uma madeira extra, escolha uma parte que não aparece muito – o verso da tábua, por exemplo – para fazer os testes de acabamento.

Aplicação

Todas as demãos são aplicadas da mesma forma: espalhe uma boa quantidade de óleo sobre toda a superfície e deixe que óleo seja absorvido por 1 hora. As fibras não absorvem o óleo de maneira uniforme, por isso espalhe novamente o óleo sobre a superfície para umedecer as áreas secas. Se for necessário, aplique mais óleo até que a superfície permaneça brilhante por alguns minutos. Esfregue toda a superfície com um pano limpo e seco até que a madeira esteja seca.

Manutenção

Limpeza diária: as tábuas de corte e utensílios de cozinha devem ser limpos constantemente com água morna e detergente ou receitas caseiras para assepsia. Nunca deixe essas peças imersas em água porque elas vão empenar e rachar. Algumas pessoas usam uma solução com peróxido de hidrogênio (água oxigenada) como precaução extra contra bactérias.

Reaplicação: a reaplicação deve ser feita regularmente e a frequência é proporcional ao uso das peças – quanto mais usada for a peça, mais frequente deve ser a reaplicação do óleo:

  • 1 vez a cada duas semanas para peças com uso frequente
  • 1 vez por mês para peças com pouco uso

Armazenamento: guardar em local fechado, seco e com temperatura moderada. Não exponha a frio e calor excessivos.