Laca natural

Dicas

  • A Laca natural seca rapidamente: não passe o pincel ou boneca várias vezes no mesmo lugar.
  • Dilua a Laca natural com diluente para laca para facilitar a aplicação.
  • A Laca natural é um verniz fino e as primeiras demãos são absorvidas pela madeira. Aplique várias demãos finas para obter o melhor acabamento. Demãos carregadas demoram muito tempo para secar.
  • A quantidade de demãos é determinada pelo objetivo do trabalho: para selar a madeira, 1 a 2 demãos são suficientes. Para formar um filme perfeito sobre a madeira aplique várias demãos – pelo menos 7 ou 8. O polimento francês requer de 30 a 50 demãos.
  • Não aplique mais de 5 demãos por dia.
  • Entenda o número de demãos como uma referência para começar o trabalho: avalie o resultado para saber se é preciso aplicar outras demãos.

Preparação

A preparação da madeira para o acabamento é fundamental. A superfície deve estar seca e limpa de qualquer partícula ou sujeira. Recomendamos que qualquer sujeira e gordura sejam removidos com solvente ou outro limpador/removedor.

Verniz ou stain já aplicados precisam ser removidos antes da aplicação do óleo.

Antes de aplicar

Diluição: a Laca natural pode ser diluída com o diluente para goma laca em qualquer proporção, mas evite diluir mais que 30% – o verniz fica fino demais.

Temperatura: deve estar acima de 12°C durante a aplicação. Não aplique a Laca natural se a umidade do ar estiver muito alta.

Teste: sempre faça um pequeno teste antes de aplicar na peça que será acabada para avaliar o trabalho necessário e o acabamento final. Se você não tiver uma madeira extra, escolha uma parte que não aparece muito – o verso do tampo de uma mesa, por exemplo – para fazer os testes de acabamento.

Aplicação

Todas as demãos são aplicadas da mesma forma: umedeça bem o pincel ou boneca com a laca e espalhe sobre a madeira, em pinceladas longas seguindo os veios da madeira. A laca natural se espalha de maneira uniforme na madeira, então se concentre em cobrir toda a superfície rapidamente.

O solvente evapora rapidamente, deixando a goma laca pegajosa logo depois de aplicada. Por causa disso não passe o pincel sobre uma área que já foi coberta – você irá arrastar resina parcialmente seca e isso deixa áreas com um filme manchado e grosseiro. Também por esta razão aplique a goma laca sempre em áreas contíguas, isto é, não pule pedaços da superfície.

Lixe levemente com abrasivo de grana fina antes de aplicar cada demão.

Intervalo entre demãos: 30 a 45 minutos. Não aplique mais do que 5 demãos por dia.

Secagem: depois da última demão aguarde 24 a 36 horas para que o solvente evapore completamente.

Manutenção

Limpeza diária: a madeira pode ser limpa com pano seco.

Armazenamento: guardar em local fechado, seco e com temperatura moderada. Não exponha a frio e calor excessivos.

Importante: a Laca natural é inflamável. Não exponha a embalagem a calor, não fume nem trabalhe em ambiente fechado ou com chama aberta.