Instruções de uso da cera Artefice Supreme

Dica da Escola do Acabamento

Quanto mais fina a camada de cera sobre a madeira, mais bonito e mais resistente o acabamento. Duas demãos são suficientes. Não aplique várias demãos para “proteger mais” a madeira.

Aparência
Preparação
Demãos
Aparência
brilhante
Preparação
pronta para uso
Demãos
1 a 2
Rendimento/demão
Intervalo/demãos
Tempo de secagem
Rendimento/demão
até 18m²/litro
Intervalo/demãos
2 horas
Tempo de secagem
2 horas

Preparação da madeira

A superfície deve estar limpa e seca. Se foi aplicado óleo ou verniz anteriormente, certifique-se de que ele está seco e curado.

O que usar na aplicação

Pano macio, limpo e seco que não solte fiapos.

Aplicação

Os passos 1, 2 e 3 equivalem a uma demão. Repita os passos de acordo com o número de demãos sugerido e respeitando o intervalo entre elas.

  1. Coloque uma pequena quantidade de cera no pano e espalhe uma camada bem fina sobre toda a superfície da madeira.
  2. Esfregue a superfície até que a cera pareça ter desaparecido, não deixando nenhuma marca de cor ou excesso. Se você puder ver a cera distintamente sobre a madeira ela foi aplicada em excesso: esfregue uma face limpa do pano para remover o excesso.
  3. Aguarde 10 a 15 minutos, ou até que a cera perca o brilho “úmido”, e esfregue um pano sobre a madeira para deixar a camada uniforme e remover qualquer excesso.

Dica importante

Para o lustro/polimento final, depois da última demão, aguarde pelo menos 2 horas para que a cera esteja seca e esfregue um pano macio, limpo e seco ou use uma politriz para “puxar” o lustro. Além de dar brilho, o polimento aumenta a transparência do acabamento.

Cuidados com o acabamento

Peças de madeira em geral podem ser limpas com pano seco e macio para remover o pó.

Reaplicação

A reaplicação deve ser feita regularmente e a frequência é proporcional ao uso das peças: 1 vez a cada 3 meses nas peças com uso intenso e 1 vez a cada 6 meses nas peças com pouco uso.

Armazenamento

Mantenha a embalagem deste produto bem fechada, ao abrigo do sol e umidade, longe de fontes de calor e chama e fora do alcance de crianças e animais.

Descarte do produto

Não descarte a cera pelo ralo, mantenha as sobras do produto na embalagem original bem fechada para uso posterior. Restos secos da cera podem ser colocados junto ao lixo comum. A embalagem vazia pode ser reciclada.