Artefice Supreme

Dicas

  • A cera deve ser sempre o último produto a ser aplicado na madeira.
  • Quanto mais fina a camada de cera sobre a madeira, mais bonito e mais resistente o acabamento. Duas demãos são suficientes. Não aplique várias demãos para “proteger mais” a madeira.
  • Você pode aplicar a cera com pano de algodão, lã de aço ou esponja de não-tecido. Todos funcionam, a diferença é o lustro: a lã de aço e esponja não-tecido proporcionam um lustro acetinado sobre acabamentos brilhantes (verniz, por exemplo); o pano de algodão é indicado para acabamento acetinado e brilhante.

Preparação

Toda aplicação de cera começa com uma boa limpeza da madeira. A superfície deve estar seca e limpa de qualquer partícula ou sujeira. Recomendamos que qualquer sujeira e gordura sejam removidos com solvente ou outro limpador/removedor indicado para o acabamento já aplicado na madeira. Se ela estiver crua, siga a orientação de preparação da madeira para acabamento.

Antes de aplicar

Diluição: não diluir a cera, ela já está pronto para uso. Se você achar que ela está dura, diluir um pouco de cera com solvente orgânico (ver informações técnicas).

Teste: sempre faça um pequeno teste antes de aplicar na peça que será acabada para avaliar o trabalho necessário e o acabamento final. Se você não tiver uma madeira extra, escolha uma parte que não aparece muito – o verso do tampo de uma mesa, por exemplo – para fazer os testes de acabamento.

Aplicação

Intervalo entre as demãos: 2 horas.

Todas as demãos são aplicadas da mesma forma: coloque uma pequena quantidade de cera no aplicador e espalhe uma camada bem fina sobre toda a superfície.

Esfregue a superfície até que a cera pareça ter desaparecido, não deixando nenhuma marca de cor ou excesso. Se você puder ver a cera distintamente sobre a madeira ela foi aplicada em excesso: esfregue uma face limpa do pano/esponja para remover o excesso.

Aguarde 10 a 15 minutos, ou até que a cera perca o brilho “úmido”, e esfregue um pano sobre a madeira para remover qualquer excesso.

A segunda demão de cera deve ser aplicada após o intervalo de 2 horas. Para o lustro/polimento final, aguarde 2 horas ou, preferencialmente, um tempo maior para que a cera esteja dura – isto facilita o trabalho de acabamento.

Manutenção

Limpeza diária: pano seco e macio para remover o pó.

Reaplicação: a reaplicação deve ser feita regularmente e a freqüência é proporcional ao uso das peças – quanto mais usada for a peça, mais freqüente deve ser a reaplicação da cera:

  • 1 vez a cada 3 meses para peças com uso frequente
  • 1 vez a cada 6 meses para peças com pouco uso

Armazenamento: guardar em local fechado, seco e com temperatura moderada. Não exponha a frio e calor excessivos.