Acabamentos para Portas e Janelas

As portas de madeira maciça ou folhada podem ser acabadas com os mesmos acabamentos indicados para móveis internos. Escolha a aparência – natural ou filme na superfície, lustro. Determine o nível de proteção que a porta necessita, em especial portas de banheiro, sujeitas a bastante umidade.

Óleos

Os óleos penetram na madeira e deixam um acabamento de aspecto mais natural. Destacam veios e desenhos, escurecendo o tom da madeira. A vantagem dos óleos é a facilidade de aplicação, manutenção e reaplicação. A manutenção é simples pois não exige lixar e o acabamento vai do fosco ao acetinado.

Ceras

As ceras são perfeitas para serem usadas como um segundo acabamento, após o óleo ou verniz escolhido. As ceras reforçam a proteção do acabamento e adicionam lustro à peça. Também são ótimas para serem aplicadas de tempos em tempos para reavivar a madeira.

Vernizes

Os vernizes formam um filme que vai do fosco ao brilhante. É preciso técnica para aplicar corretamente e, para conseguir profundidade nos reflexos de luz, são necessárias várias demãos finas.

Portas externas e janelas

Como orientação geral, utilize os acabamentos indicados para decks: óleos, stains e vernizes.

As portas de entrada recebem sol e chuva e o acabamento na parte de baixo sofre desgaste muito mais rápido que o da parte de cima. Nesta situação, os óleos são muito mais práticos que os vernizes porque é possível apenas limpar ou tratar a parte que está com o acabamento desgastado e reaplicar óleo nesta parte ou em toda a porta, para uma manutenção sem emendas ou marcas. Os vernizes – e os stains – exigem que toda a porta seja lixada para que a reaplicação não tenha emendas.

Pelo mesmo motivo, a manutenção de portas e janelas venezianas é muito mais fácil se o acabamento for feito com óleo.

Tingimento

Quando você quiser alterar a cor da madeira, aplique primeiro o tingidor e depois o acabamento. Você também pode usar ceras, óleos e vernizes com pigmentos que tingem e protegem a madeira em uma única aplicação.