Acabamentos para Pisos e Escadas

Precisam suportar tráfego de pessoas e animais, umidade e raios UV, além disso estão sujeitas a riscos e atrito. O acabamento protege, destaca o desenho dos veios e muda a textura da superfície da madeira.

Óleos

Os óleos penetram na madeira e deixam um acabamento de aspecto mais natural. Destacam veios e desenhos, escurecendo o tom da madeira. A vantagem dos óleos é a facilidade de aplicação, manutenção e reaplicação. É possível fazer pequenos consertos e não é preciso raspar o piso para reaplicar.

Os óleos duros – que possuem resinas em sua composição – são os mais indicados – Olio per mobili, Olio per decking, Olio Originale.

Ceras naturais

A cera natural é a opção a que menos protege a madeira, precisa de cuidados para não manchar com água e a reaplicação é mais frequente. Certamente dá uma aparência única à madeira, mas o trabalho extra de manutenção deve ser levado em conta ao fazer esta opção.

Cera Brilho+ UV

Esta cera é um “meio termo” entre as resinas acrílicas e as ceras naturais: oferece uma resistência a riscos maior que a dos óleos e não forma um filme espesso como as resinas, permitindo pequenos consertos e reaplicação mais fácil. O acabamento altera pouco o tom e a cor da madeira.

Aplicar acabamento em escadas

As opções de acabamento para escadas são as mesmas dos pisos. Algumas dicas para começar o trabalho da forma correta e evitar marcas e respingos:

  • a escada precisa ficar sem tráfego durante a aplicação e até que o acabamento esteja seco para contato
  • se você vai aplicar acabamento nos corrimões e balaústres da escada, comece o trabalho por eles e depois passe para os degraus
  • se possível, comece a aplicar o acabamento pelo degrau de cima e vá descendo, aplicando o acabamento um degrau por vez