Acabamentos para Peças de Decoração

O que é uma peça de decoração? É qualquer objeto que não será usado como superfície de contato ou trabalho: esculturas, entalhes, luminárias, pendentes que ficam em ambiente interno. O desgaste é mínimo e a manutenção é apenas a limpeza periódica. Não há restrições para a escolha do acabamento e a aparência é, de longe, o fator mais importante. As mesmas peças, mas que ficam em ambiente externo, devem seguir as recomendações dos móveis de área externa.

Óleos

Penetram na madeira e destacam o desenho dos veios, podendo adicionar um lustro fosco ou acetinado. São fáceis de aplicar e perfeitos para peças entalhadas ou que possuem muitos detalhes.

Ceras

As ceras são perfeitas para serem usadas como um segundo acabamento, após o óleo ou verniz escolhido. As ceras reforçam a proteção do acabamento e adicionam lustro a peça. Também são ótimas para serem aplicadas de tempos em tempos para reavivar a madeira.

Você também pode escolher uma que não altera em nada o tom da madeira para usar como único acabamento.

Vernizes

Formam um filme que vai do fosco ao brilhante. É preciso técnica para aplicar corretamente e, para conseguir profundidade nos reflexos de luz, são necessárias várias demãos finas.

Peças esculpidas ou com entalhes

O que torna o acabamento destas peças diferente são as diferentes orientações das fibras da madeira que ficam expostas na mesma superfície contínua: topos, grã direita, revessa, que tem diferentes cores, texturas, permeabilidade, desenho e brilho. E cada parte reage de forma diferente ao acabamento, em especial ao tingimento.

Se o contraste natural é o que você deseja, basta lixar todas as superfícies até a mesma grana de lixa. Você pode acentuar tanto o contraste quanto o desenho tingindo a madeira.

Para diminuir o contraste, aplique uma demão diluída de goma laca ou seladora. Isto irá diminuir as diferenças na absorção do tingimento e do acabamento.

Peças torneadas

Lixar e aplicar o acabamento nas peças ainda no torno é mais fácil: é a peça que se move. Nestas peças, óleos e ceras são excelentes opções. Alguns vernizes também podem ser aplicados no torno, para isso a recomendação é diluir bem o verniz para aumentar o tempo de trabalho antes que o solvente evapore e o verniz fique pegajoso.