Acabamentos para Mesas

Mesa, ou mais precisamente o lado de cima do tampo, é uma superfície com características únicas. É uma grande área plana que será vista de todos os ângulos, o que requer dedicação na preparação da madeira e na aplicação do acabamento porque qualquer defeito será imediatamente visível. E o uso desta área é intenso: pratos, talheres, copos com gelo, panelas quentes, notebooks e todo tipo de peças sendo empurrados, sem falar nos brinquedos e canetinhas, com o consequente desgaste do acabamento.

Escolha do acabamento para a sua mesa

Como existem muitas opções, vamos avaliar cada tipo de acabamento de acordo com 4 características importantes para o acabamento de mesas:

  • Estética
  • Durabilidade
  • Reparabilidade
  • Facilidade de aplicação

Vernizes

Com várias demãos aplicadas, eles formam uma barreira que protege a madeira e tem boa resistência a riscos. Você pode escolher o lustro, de fosco a brilhante. Os vernizes à base de solvente dão destaque para o desenho dos veios; alguns têm um tom amarelado que muda a cor da madeira. Os vernizes à base d´água não destacam o desenho dos veios e são mais transparentes.

É importante enfatizar: você precisa ter uma boa camada de verniz para que ele proteja a madeira. Aplique pelo menos 3 demãos.

Aplicados corretamente, os vernizes são bastante duráveis e pode levar alguns anos até que seja preciso reaplicar. Os pontos fracos dos vernizes são manutenção e reparabilidade: não é possível fazer pequenos reparos e a manutenção envolve lixar toda a mesa até a madeira para reaplicar e formar uma nova camada.

Óleos

Os óleos destacam bastante o desenho dos veios e escurecem o tom da madeira. Por não formar uma camada, o acabamento com óleo é natural e não tira o contato com a madeira. Os óleos podem ser divididos entre os naturais e os óleos compostos ou duros que, além de óleo natural, contêm resinas na sua formulação.

A aplicação é bastante fácil. Também é possível fazer pequenos reparos e para reaplicar basta limpar bem antes de aplicar óleo novamente – não é preciso lixar.

Os óleos são bastante duráveis e pode levar anos para que seja necessário fazer alguma manutenção. Geralmente, o que acontece é que a superfície sofre riscos e marcas, sem afetar a proteção da madeira. Um lixamento leve nas áreas danificadas remove as marcas e basta aplicar uma demão de óleo para que a mesa fique nova.

Ceras

As ceras são indicadas como um segundo acabamento para mesas. Acrescentam lustro e reforçam a proteção oferecida pelo verniz ou óleo previamente aplicado. Nesta situação, a madeira está bem protegida de água, mas a camada de cera sobre o primeiro acabamento pode manchar se estiver em contato prolongado com água. Para evitar as manchas, seque rapidamente quando cair água.

Consulte aqui as opções de acabamento para mesas.