É impossível negar que o acabamento contribui imensamente para o apelo visual do instrumento, mas a sua função principal é proteger o que está por baixo.
Madeira, que está no coração de todo bom instrumento, tem na umidade um ponto fraco. Excesso de umidade pode fazer com que a madeira expanda e mude de formato e isto pode causar sérios estragos em um instrumento com partes precisamente encaixadas. Por outro lado, umidade de menos pode tornar a madeira frágil e quebradiça.
A forma de contornar este problema é estabilizar a umidade da madeira. A melhor forma de fazer isso é selar a madeira com um acabamento para controlar a quantidade de umidade que entra e sai.
Tipos de acabamento
Há um debate intenso sobre qual o melhor tipo de acabamento e quais as principais qualidades que ele deve ter. O objetivo aqui é apenas apresentar as opções mais comuns.
Polimento francês – goma laca
O polimento francês é um acabamento é um acabamento popular em instrumentos de alto nível para concerto. O verniz de goma laca – sempre a indiana – é aplicado com uma boneca, que é um pedaço de algodão envolto em um pano de algodão. A aplicação do polimento francês consome bastante tempo e, por causa disso, seu uso tende a se limitar a instrumentos de concerto.
Uma “sessão” de aplicação de goma laca em um instrumento leva mais ou menos 1 hora, em que se aplica várias demãos. São necessárias 8 ou mais sessões para criar um filme sobre a madeira.
Apesar disso, a manutenção e restauro do acabamento com goma laca é muito mais rápida. A nova goma laca “derrete” e se liga ao acabamento antigo. Isto restaura o lustro, mas não resolve marcas e amassados.
Vantagens
- Um filme muito fino de goma laca permite que a madeira vibre
- É muito bonito quando aplicado corretamente
- É fácil de reparar e restaurar
Desvantagens
- Não é tão resistente quanto verniz
- A aplicação consome mais tempo
Óleos
Os óleos para instrumentos musicais são os polimerizados, com ou sem resina. O óleo é absorvido pela madeira e cura por oxidação. O acabamento com óleo é polido depois da aplicação, criando um lustro acetinado ou quase fosco, dependendo do número de demãos aplicadas. Quanto mais demãos, maior lustro.
O acabamento pode ser facilmente reparado lixando levemente a superfície e aplicando mais óleo.
Vantagens
- É o mais fino dos acabamentos, a madeira se movimenta sem nenhuma restrição
- Oferece alguma proteção contra riscos e arranhões
- Destaca a habilidade e destreza do luthier
- É muito fácil de reparar e restaurar
Desvantagens
- A proteção contra riscos e umidade é menor quando comparada com vernizes
Nitrocelulose
É um acabamento à base de solvente. A resina é dissolvida com outros produtos químicos em solvente específico para criar o verniz. É sempre aplicado com pistola invés de espalhado com pano. Como seca rapidamente, várias demãos podem ser aplicadas em um curto período. É comum lixar levemente antes de aplicar uma nova demão, para criar um acabamento perfeito e brilhante.
É muito mais prejudicial ao ambiente e exige uso de equipamento de proteção. Isto pode mudar a avaliação do profissional quanto a estas limitações se adequarem ao perfil de trabalho e método construtivo.
O acabamento do verniz nitro pode ser brilhante, acetinado ou fosco, dependendo do número de demãos aplicadas e do polimento após a aplicação.
Vantagens
- Durável e resistente
- Fácil de manter
- Quando aplicado para formar um filme fino, permite que a madeira vibre
Desvantagens
- Mudanças bruscas de temperatura podem fazer o filme do verniz rachar
- Uso intenso de solventes tóxicos afeta a saúde de quem aplica
- Material agressivo ao meio ambiente
Gloss Finish
Este nome é usado para todos os acabamentos que formam uma camada grossa e dura na madeira. Geralmente são produtos à base de poliuretano ou poliéster e são usados em instrumentos fabricados em massa e em instrumentos para alunos. Isso porque a aplicação é bastante rápida e não é preciso esperar uma demão secar para aplicar outra. Podem ser polidos para um alto nível de brilho, criando um efeito vitrificado na superfície da madeira.
Vantagens
- Alto nível de proteção
- O acabamento com alto brilho pode ser muito bonito
- Rápido e barato para aplicar
Desvantagens
- Um filme mais grosso sobre a madeira prejudica a movimentação da madeira, afetando o tom
Existem ainda várias outras opções de produtos à base d´água e vernizes automotivos que também são usados em instrumentos musicais.
Ceras
As ceras podem ser aplicadas sobre goma laca, óleo e verniz para aumentar a proteção, dar profundidade ao acabamento e deixar um toque agradável no instrumento. Elas também ajudam a esconder marcas e riscos superficiais: você pode aplicar cera sobre um acabamento com riscos superficiais; se o instrumento já tem cera, é possível apenas polir para remover as marcas.
Consulte aqui as opções de acabamento para instrumentos musicais.