Acabamentos para Biojóias, Óculos e Relógios

Estas peças são submetidas a usos e tipos de desgaste diferentes e avaliar o que o acabamento precisa suportar é essencial antes de escolher um acabamento. O efeito estético é muito importante também. Alguns acabamentos mantêm a aparência natural da madeira, outros a alteram completamente. Assim, o aspecto final da peça é algo que deve ser considerado antes da escolha.

Por último, e tão importante quanto a proteção e a beleza, você deve optar por acabamentos que são seguros para o contato com a pele.

Biojóias: alguns tipos de joias sofrem mais desgaste que outros e precisam de acabamentos mais resistentes. Um bom exemplo é um anel que quase nunca sai do dedo, comparado com um brinco pendente que é usado apenas em ocasiões especiais. O brinco vai ficar como novo por muito mais tempo, pois o acabamento sofrerá menos desgaste.

Óculos: precisam de uma proteção UV extra, para que a madeira mantenha a cor por mais tempo.

Relógios: precisam suportar bastante atrito no dia a dia.

Óleos

Os óleos são absorvidos pela madeira e quando curam formam uma barreira protetora que impermeabilizam a peça. Com isso você mantém a madeira protegida de forma natural, exibindo a profundidade dos veios e da sua textura. Eles também realçam bastante o desenho dos veios e escurecem o tom da madeira.

Por não formarem película na superfície, os óleos não oferecem muita proteção contra atrito. Você pode melhorar a proteção dos óleos seguindo esta dica para melhorar a resistência a riscos dos óleos.

Vernizes

Formam uma camada na superfície que protege a madeira de líquidos e atrito. Porém o aspecto da madeira e o tato passam a ser outros, já que agora existe uma espécie de filme formado pelo verniz por cima da madeira.

Consulte aqui opções de acabamento para Biojóias, Óculos e Relógios.