Acabamentos para Bancadas de Cozinha

Antes de escolher o acabamento para uma bancada de cozinha analise como ela vai ser usada:

  • como uma superfície para preparar e cortar alimentos – com uso de faca
  • como uma área de apoio, talvez com alguma preparação de alimentos – sem uso de faca

Você também precisa levar em conta se a bancada tem pia. Qualquer que seja a situação, você precisa de um acabamento que impermeabilize a madeira.

Superfície de corte

Se você vai cortar alimentos na superfície da bancada, as opções são limitadas aos acabamentos indicados para tábuas de corte. Você precisa de um acabamento penetrante, que não perca a proteção com as marcas de corte, por isso não recomendamos vernizes.

Consulte aqui as opções de acabamento para superfícies de corte.

Área de apoio

Nas bancadas que não serão usadas para cortar alimentos você pode optar por um acabamento penetrante (óleo) ou superficial (verniz).

Consulte aqui opções de acabamento para Bancadas de Cozinha.

Bancada com pia

A pia não muda a escolha do acabamento, que deve ser feita pelo uso que a bancada terá. Ela apenas exige mais cuidados com a madeira:

  • a água que fica empoçada em torno da pia pode danificar a madeira. Enxugue a bancada logo após o uso para evitar manchas
  • a parte da madeira que geralmente fica exposta em uma pia montada por baixo da bancada é o “topo”, a parte da tábua que mais absorve líquidos. Sele esta parte com verniz ou cera – se optar por cera, aplique uma camada mais espessa que a normal para acabamento da superfície da madeira e reaplique a cada 2 ou 3 meses