Manutenção de tábuas de corte

A sua tábua de corte está sujeita a uso muito mais intenso e a mais ciclos de expansão e contração que acontecem com as lavagens constantes – do que, por exemplo, uma mesa ou cadeira. E está em contato direto com a sua comida. É muito importante saber cuidar bem da sua tábua de corte e dos utensílios de madeira da sua cozinha.

Os óleos são excelentes para madeira que vai ser usada na cozinha e precisa aguentar uso pesado. O óleo penetra nas fibras da madeira, onde ele ajuda a prevenir que ela absorva outros líquidos. É fácil de aplicar, fácil de manter, e o lustro característico só melhora com o tempo e uso.

Aplicar óleo regularmente é sobre higiene

Um bom acabamento para tábuas de corte não deve ser entendido como uma camada ultra resistente e impermeável, mas como uma superfície de trabalho que pode ser lavada com água e sabão – e abrasivos – regularmente. Manter as coisas limpas é o começo e o fim de todo processo de acabamento das tábuas. O trabalho é simples e os resultados são imediatamente percebidos.

A madeira saturada com óleo evita que ela absorva líquidos de todos os alimentos que são colocados sobre ela.

Qual óleo usar

Por que escolher um óleo especial em vez de usar o que você tem na cozinha? Bom, uma tábua de corte não é frigideira nem salada. Você não deve usar óleos de cozinha em madeira.

O motivo? Eles ficam rançosos com o tempo, mesmo óleo de coco. O maior problema é o cheiro, uma mistura de roupa suja guardada em um armário fechado misturado com papelão molhado. É o cheiro do óleo que penetrou nas fibras da madeira e estragou. E o óleo rançoso também transmite um sabor azedo para a comida.

A manutenção mais comum e a mais fácil de fazer é feita com o Olio per ceppi ou GIF White Oil, combinado com a cera Artefice Cucina. Estes produtos podem ser usados sobre qualquer acabamento que tenha sido aplicado antes na madeira.

O GIF White Oil é um óleo mineral purificado, completamente transparente, inodoro e dá um toque macio na madeira. É umas das opções mais populares para proteger tábuas de corte e utensílios de cozinha. Embora ofereça as mesmas qualidades de proteção e resistência dos outros óleos indicados, ele é diferente porque nunca seca de verdade e é preciso reaplicar com frequência.

O Olio per ceppi contém, além do GIF White Oil, extratos naturais que ajudam a evitar a proliferação de bactérias.

As outras opções são o Olio Brasile, o óleo de tungue e o verniz à óleo e mais detalhes sobre estes dois produtos estão nas notas no fim da página.

A cera Artefice Cucina é uma combinação de óleo mineral e cera de abelha natural, ideais para proteção da madeira em contato com alimentos.

Quando aplicar óleo e cera na madeira

Não há uma fórmula mágica que diga de quanto em quanto tempo você precisa aplicar óleo de novo. Olhe para a sua tábua de corte e você vai perceber quando ela precisa de cuidado. A madeira vai estar seca, opaca e fica mais escura quando molhada.

Mas se você precisa de uma regra para seguir, esta é a nossa recomendação para os nossos produtos mais usados em tábuas de corte. Pergunte para o fabricante qual acabamento foi aplicado na sua tábua. Se você já aplicou alguma vez óleo mineral nela, siga a orientação do GIF White Oil.

Acabamento Reaplicação do acabamento
GIF White Oil, Olio per ceppi pelo menos uma vez por mês
Olio Brasile e óleo de tungue 3 vezes por ano
Verniz à óleo 1 vez por ano
Combinação óleo + cera ou verniz à óleo + cera reaplicar a cera pelo menos uma vez por mês
duas vezes por ano, remova toda a cera da madeira e reaplique o óleo; uma vez por ano se o acabamento tiver sido feito com o verniz à óleo.

Você precisa que a tábua esteja limpa, seca e sem odor antes de reaplicar o óleo ou cera. Vejas as dicas de limpeza abaixo.

Como aplicar o óleo

A forma mais simples de aplicar o óleo é derramar um pouco sobre a tábua e espalhar com as mãos ou com pincel sobre toda a madeira. Deixe o óleo penetrar na madeira por alguns minutos. A seguir, esfregue um pano limpo e seco, ou papel de cozinha, sobre toda a superfície até que ela esteja seca. Passe a mão: se ela ficar brilhante, esfregue um pouco mais. Aguarde até o dia seguinte para aplicar outra demão, se for necessário.

Veja as instruções detalhadas de uso nas páginas de cada óleo para informações completas sobre a aplicação.

Como aplicar a cera

Depois da última demão de óleo, você pode aplicar uma demão de cera. Coloque um pouco de cera em um pano e esfregue na madeira. Quanto mais fina a camada, melhor o resultado. Veja as instruções detalhadas de uso na página da cera Artefice Cucina.

Limpeza

Antes de limpar uma tábua de corte de madeira, dois avisos MUITO importantes:

  • nunca coloque a tábua de corte na máquina de lavar
  • nunca deixe a tábua de corte de molho (imersa em água)

E alguns cuidados importantes:

  • não use desinfetante com cloro nas tábuas de madeira. Pode manchar a tábua e o cloro ataca o acabamento
  • não use álcool ou solventes de limpeza, pelos mesmos motivos. E alguns destes solventes de limpeza contêm silicone e outros componentes não voláteis que não saem da madeira
  • depois de lavar, passe um pano para tirar a água antes de colocá-la para secar
  • não coloque a tábua deitada sobre a pia ou mesa para secar. Ela deve ser colocada no escorredor de pratos, ou de pé em um suporte, para que todos os lados sequem ao mesmo tempo

Limpeza após o uso

A limpeza da tábua de corte deve ser feita logo após o uso. Use um pouco de água com detergente neutro e esfregue com uma escova. Enxágue a tábua, esfregue um pano para retirar o excesso de água e coloque para secar.

Higienização e limpeza pesada

A higienização das tábuas pode ser feita com produtos naturais:

Vinagre

Dilua o vinagre branco meio a meio com água, molhe a tábua com a mistura e esfregue com uma escova ou esponja de cozinha (use as feitas para panelas com teflon, que não são abrasivas). Depois enxágue com água limpa, enxugue o excesso de água com um pano e coloque para secar.

Sal grosso ou bicarbonato de sódio

Espalhe uma boa quantidade de sal ou bicarbonato sobre a tábua. Mergulhe uma escova em um pote com água morna e esfregue bem toda a superfície. Depois enxágue com água limpa, enxugue com um pano e coloque para secar.

Limão e sal ou bicarbonato

É indicado para remover o cheiro de alimentos e também para higienizar a tábua depois de cortar carne. Espalhe o sal ou bicarbonato sobre a tábua e use a metade de um limão para esfregar toda a superfície. Enxágue cuidadosamente com água morna, enxugue o excesso de água com um pano e coloque para secar.

Esterilização

Primeiro molhe a madeira com a mistura de vinagre branco (metade vinagre e metade água). Seque levemente a madeira com papel toalha. Em seguida, espalhe peróxido de hidrogênio com uma escova e esfregue a superfície enquanto o vinagre faz o peróxido soltar bolhas. É esta reação que esteriliza a madeira.

Enxágue cuidadosamente com água morna, enxugue o excesso de água com um pano e coloque para secar.

Outras dicas de limpeza:

  • limpe a tábua de corte logo após o uso, para evitar que líquidos e cheiro dos alimentos impregnem a madeira
  • higienize (ou esterilize) a tábua após preparar carnes cruas. Para evitar este trabalho, cubra a tábua com filme plástico antes de colocar a carne crua sobre ela

Como remover a cera da tábua

A forma mais simples de remover a cera é colocar uma boa quantidade de detergente no lado abrasivo da esponja de cozinha (já molhada) e dar uma boa esfregada em toda a tábua. Enxágue, enxugue com um pano e deixe secar.

Se a camada de cera estiver muito difícil de remover, use solvente (limoneno) no lugar do detergente. Sim, você pode usar solvente na sua tábua de corte. Depois de esfregar a tábua com solvente, enxugue a superfície com papel toalha. A seguir, faça a lavagem com esponja e detergente e enxugue. O mais importante depois disso é aguardar até que tábua esteja seca e o solvente tenha evaporado completamente antes de reaplicar o acabamento. Dica: o limoneno tem um cheiro cítrico bastante característico; enquanto você puder sentir este cheiro o solvente não evaporou completamente.

Refazer o acabamento

De vez em quando a tábua pode precisar de um cuidado mais intenso, ou você quer recuperar uma tábua antiga. O trabalho é parecido com a reaplicação de óleo, porém é preciso lixar para remover as marcas de uso.

Dicas:

  • sempre lixe acompanhando os veios da madeira para não deixar riscos
  • o objetivo é deixar a superfície lisa, não é necessário remover todas as marcas de faca. Tábuas de corte foram feitas para se cortar sobre a madeira
  • entre cada grana de lixa, limpe a madeira com um pano seco ou levemente úmido com álcool

Comece com lixa grana #100 e continue com as granas #120, #150, #180 e #220, sem pular. Na grana #220 a madeira já estará lisinha, mas você pode continuar até granas mais finas, se quiser.

Para lixar, dobre a folha de lixa em três partes iguais, e dobre o terço da lixa em 3 de novo. Apoie a lixa na palma da mão e lixe toda a superfície. Não precisa apertar a lixa na madeira, é o movimento que importa. Lixe todos os lados da tábua. Você pode usar uma lixadeira para facilitar o trabalho, mas depois de lixar com a última grana, desligue a lixadeira e com a mesma lixa faça o lixamento com a mão, no sentido dos veios.

O objetivo deste lixamento é remover todas as marcas e expor uma nova superfície da madeira. Depois do lixamento, como cuidado extra, esterilize a tábua como descrito acima. Aguarde até que ela esteja completamente seca antes de continuar.

Pode ser que, ao esterilizar a tábua, a superfície fique áspera de novo. Isso é normal e um leve lixamento fino tira os “pelos” levantados da madeira (lixe no sentido dos veios).

Limpe a superfície com um pano levemente úmido. Aguarde até que a madeira esteja completamente seca, escolha o óleo e aplique conforme descrito.

Notas

Você pode usar Olio Brasile, óleo de tungue ou verniz à óleo para tratamento da sua tábua de corte. Estes óleos exigem mais cuidados na aplicação, porém o intervalo de manutenção é maior.

Tanto o óleo de tungue quanto o Olio Brasile são óleos naturais extraídos de plantas, que criam um acabamento bastante durável. O verniz à óleo é um acabamento feito com óleo e resina naturais para oferecer mais proteção e resistência que os óleos puros. A aplicação e manutenção são iguais às dos óleos naturais e o toque, mais sedoso. O intervalo de manutenção também é maior. Estes acabamentos endurecem um pouco a madeira quando secam (quando curam, o termo correto). A química envolvida é complicada, mas o resultado é fácil de ver.

Na página de cada um deles há uma explicação bastante detalhada da aplicação. Antes de aplicar o acabamento, lave bem a tábua e aguarde até que ela esteja completamente seca antes de começar o trabalho.