Satinê

satinê

Muito usado por restauradores, o satinê, ou pátina lavada, é um acabamento que deixa a peça clara e ressalta os veios da madeira.

A diferença do satinê para a pátina é que, enquanto esta utiliza duas cores de tinta, o satinê é feito com apenas uma cor bastante diluída. Sua aplicação é muito fácil e pode ser feita em pisos, móveis e objetos de madeira crua. Os tipos de madeira recomendados para aplicação do satinê são cerejeira e marfim e outras madeiras claras. As madeiras escuras como o mogno tendem a ficar com um tom rosado.

O que você vai precisar

  • Lixa para madeira grana 100
  • Lixa para madeira grana 20 ou uma escova de aço
  • Pano de algodão
  • Cera Brilho+ cremosa incolor ou óleos (decking, mobili, pavimenti) ou verniz (linhaça, tru-spar, selador universal)
  • Tintura per vernice bianco

Aplicação

Satinê nas paredes de banheiroMisture uma pequena quantidade tintura per vernice na cera antes de aplicá-los na madeira. Teste a cor em um pedaço separado da mesma madeira que irá receber o acabamento. Você deve chegar no tom desejado em uma única demão.

1 Depois de preparar a madeira para o acabamento, “abra” os veios lixando a superfície com a lixa grana 20 ou escova de aço no sentido dos veios. As depressões feitas nesta etapa reterão uma quantidade maior de pigmento branco.

2 Dobre o pano de algodão algumas vezes até ter uma almofada confortável para manusear. Coloque uma pequena quantidade de cera tingida no pano e esfregue-o no sentido dos veios da madeira. Faça movimentos leves para espalhar bem a cera antes que ela comece a secar.

3 Espere secar por aproximadamente 3 horas depois da última demão e use a lixa n° 100 para destacar os veios da madeira. Faça manchas aleatórias para “envelhecer” a madeira.

4 Aguarde 24 horas e, com um pano seco e limpo, aplique uma camada de Brilho+ incolor para dar o acabamento final. O acabamento pode ser feito também com a cera Artefice Antique para tirar um pouco do brilho da cera de carnaúba e deixar a superfície mais sedosa.

Outras cores

O mesmo efeito pode ser obtido tingindo a cera ou óleo com os pigmentos da linha Tintura per vernice.