Manutenção de bancada de cozinha

As bancadas de de cozinha feitas de madeira precisam de manutenção regular para manterem o aspecto e evitar que elas ressequem ou rachem por causa da variação de umidade. O kit de manutenção para utensílios de cozinha é tudo o que você precisa para o trabalho.

O intervalo de manutenção depende do quanto a bancada é usada na preparação de alimentos; como regra geral ela deve ser feita ao menos uma vez por ano.

O que você vai precisar

Preparação da madeira

A madeira precisa estar limpa e seca antes da aplicação do óleo e da cera

Toda manutenção começa com uma boa limpeza e higienização da madeira. Você pode usar receitas caseiras de assepsia com limão e sal grosso ou utilizar detergente. O importante é que a madeira esteja limpa e seca antes de começar a aplicar o óleo e a cera.

Caso a madeira esteja muito manchada, lixe levemente a superfície com lixa grana 220 para remover a camada mais superficial. Não esqueça de remover todo o pó antes de começar a usar o óleo.

Aplicação

Neste trabalho usamos um atalho no trabalho: misturamos o GIF White Oil na cera Artefice Cucina na proporção 3 partes de óleo para 1 parte de cera. Isso “cria” um produto único líquido para tratamento da madeira. Se decidir fazer esta mistura, agite MUITO bem antes de aplicar.

Coloque o óleo misturado com a cera sobre a madeira e espalhe em toda a superfície.

1Coloque uma boa quantidade da mistura de óleo e cera sobre a bancada e use um pano para espalhar bem sobre toda a superfície. Depois de espalhar deixe o óleo sobre a madeira por pelo menos 1 hora; quanto mais tempo melhor. Este tempo permite que ele penetre na camada superficial da madeira e preencha as fibras ressecadas.

Deixe o óleo penetrar na madeira por pelo menos 1 hora. Deixe o óleo penetrar na madeira por pelo menos 1 hora.

2Depois que a madeira absorveu o óleo, use outro pano limpo dobrado para remover qualquer excesso e comece a lustrar. Vire o pano sempre que perceber que ele está saturado. Nesta etapa é possível ver a diferença entre óleo e cera: o óleo é removido, mas a cera permanece e preenche os poros abertos da madeira.

Use um pano limpo, seco e dobrado para remover o excesso de óleo e cera.

Estes passos podem ser repetidos quantas vezes forem necessárias para que o acabamento fique do seu gosto, mas não aplique cera demais porque a superfície começa a marcar facilmente.

Madeira mais protegida

Bancada pronta para uso

Depois de alguns ciclos de manutenção a madeira começa a absorver muito menos água e é possível ver que ela forma gotas invés de uma poça espalhada – este é o sinal de madeira impermeabilizada. A superfície da madeira fica mais lisa e sedosa ao toque.