Deck de ipê: 5 coisas para não fazer

Deck de ipê com óleo

O ipê é uma madeira única: extremamente densa e fechada, dura e resistente. É uma ótima opção para construção de decks e exige alguns cuidados especiais.

1Não use produtos que formam filme. De jeito nenhum. Esta regra se aplica a todos os decks, inclusive os de ipê. O acabamento com verniz trinca e deixa de proteger a madeira e a manutenção sempre exige que se raspe toda a madeira antes de aplicar outra demão. Com certeza funciona em barcos, mas é muito trabalho para a manutenção residencial. Donos de barcos com madeiras exóticas geralmente tem uma boa rotina de manutenção antes de cada temporada de uso, trabalho que garante o sucesso do verniz em barcos. E um barco só está na água metade do ano.

2Não aplique óleo em excesso, mas use óleo e remova e excesso. A estrutura do ipê é muito densa, tanto que lembra metal. Esta densidade faz do ipê uma “anomalia” de acabamento. Quando se aplica óleo pentrante em madeiras macias você pode aplicar uma demão pesada com pincel que ela absorve uma boa parte do excesso. O ipê expele todo este óleo de volta. O óleo residual fica úmido e pegajoso por semanas. A técnica de acabamento do deck de ipê é aplicar uma demão fina com pincel e remover todo o excesso com um pano, como um acabamento polido de móveis finos.

3Não instale o deck sem que a madeira esteja com acabamento em todos os 4 lados, e com tempo suficiente para secar Aplique o óleo nas extremidades durante a instalação. Aplicar o óleo no ipê antes da instalação aumenta a durabilidade do acabamento (junto com a manutenção adequada). Quanto menos a madeira se movimentar – e ipê, como qualquer outra madeira também move – melhor para o acabamento. Além disso, como o deck geralmente está muito próximo do chão, com uma circulação mínima de ar, aplicar o óleo antes da instalação é um seguro bem barato.

4O deck de ipê não vai ficar bonito para sempre porque é de ipê. Sem acabamento e manutenção o ipê fica cinza e queimado como a teca; com manutenção periódica (a cada um ou dois anos) ele envelhece com bastante graça. Faça manutenção da teca também para uma experiência ao ar livre esteticamente agradável.

5Não aplique o acabamento com pistola, rolo ou rodo O trabalho tem que ser feito da forma tradicional: espalhar o óleo com pincel e remover o excesso com pano limpo e seco.