Como usar a cola coqueiro

Como usar a cola coqueiro

O uso da cola coqueiro precisa de alguma preparação, mas é tão fácil de usar quanto qualquer outra cola. Depois de prepará-la uma ou duas vezes você descobrirá que é simples e não toma muito tempo.

O que você vai precisar

  • Coleiro elétrico ou panela de banho-maria
  • Medidas para a cola e água
  • Colher ou bastão para mexer a cola
  • Pincel/espátula para aplicar a cola

O primeiro item necessário é um pote para preparar a cola, o coleiro. O coleiro permite que a cola permaneça aquecida durante a aplicação, condição fundamental para que a cola não perca sua força adesiva. Existem coleiros de diversos tamanhos, mas todos eles reproduzem o banho-maria de cozinha: um pote dentro de um recipiente maior com água quente. A temperatura de trabalho deve permanecer em torno de 60°C.

Quantidades de água e cola
Proporção de cola e água
A proporção entre cola e água correta depende muito mais do marceneiro do que do tipo de trabalho, mas uma proporção geral que funciona muito bem nos trabalhos com madeira é 1 parte de água em volume para 1 parte de cola em volume, o que significa, por exemplo, um copo de água para um copo de cola. A cola coqueiro não exige que esta proporção seja respeitada, trabalhe com a proporção que melhor funciona para o seu trabalho. Uma dica importante para não ter dor de cabeça com as proporções é utilizar o mesmo recipiente de medida tanto para a água quanto para a cola.

Cola dissolvendo em água
A cola absorve a água
Para misturar, deixe a cola na água até que a mistura vire gelatina – misture uma ou duas vezes nos primeiros 10 minutos. Enquanto isso, aqueça a água do coleiro até 60°C. Depois de 30 ou quarenta minutos, coloque a cola no coleiro. A cola está pronta para uso quando tem a consistência de óleo – um líquido fluido mas “grosso”. Teste com o pincel: o ”ponto” da cola fácil de ser trabalhado é aquele em que ela pode ser facilmente espalhada sobre a madeira. A cola pode ser mantida assim durante todo o dia, e você pode também reaquecê-la no dia seguinte para voltar a usá-la. Contudo, não faça isso muitas vezes para não comprometer a qualidade da colagem.

A cola que sobrar pode ser descartada fria direto no jardim: é um excelente adubo para plantas.