Como proteger terracota com óleo

Pisos de barro cozido (terracotta, em italiano) são tratados com uma camada protetora de óleo de tungue polimerizado ou verniz de tungue e uma demão de cera. O tungue é absorvido pela argila e a torna impermeável, e também ajuda a prevenir que a argila manche com argamassa durante a colocação.

Tradicionalmente, a proteção de pisos e azulejos de terracota é feita com óleo de linhaça. Mas o óleo de linhaça apresenta as mesmas desvantagens em relação ao óleo de tungue tanto na terracota quanto na madeira: fica escuro quase preto com o tempo e não protege contra mofo. Quanto à cera, as duas opções são a Artefice Supreme e a Brilho+ deck. No fim deste texto apresentamos outra opção de acabamento apenas com cera.

O nosso verniz de tungue é o óleo puro polimerizado com secante e sem solventes: as mesmas qualidades do óleo puro e cura muito mais rápida.

O que você vai precisar

  • Thinner GIF Eco para remover cera antiga e diluir o óleo
  • GIF HD Cleaner
  • Óleo de tungue polimerizado ou verniz de tungue
  • Cera Artefice Antique ou Brilho+ deck
  • Escova de limpeza
  • Esponja
  • Trincha larga
  • Panos limpos

Como aplicar

1Limpe os azulejos. Se eles tem cera antiga, remova a cera com o thinner GIF Eco aplicando uma camada uniforme sobre os azulejos com um pano. Deixe o thinner amolecer a cera por 10 minutos e esfregue um pano limpo e seco para remover tudo.

2Umedeça a esponja com o GIF HD Cleaner e molhe os azulejos, esfregando levemente. Se estiverem muito sujos, esfregue os azulejos com a escova por 5 minutos. Remova a maior parte do limpador com um pano e enxágüe com água para remover o resto. Aguarde 24 horas (ou mais) até que o piso esteja seco para aplicar o óleo.

3Dilua o óleo meio a meio com o thinner e aplique uma camada uniforme de óleo usando o pincel. Aguarde 30 minutos para que o óleo penetre na argila. É possível que a terracota pareça seca em alguns pontos: tal como madeira, a terracota não é uniforme e absorve óleo em quantidades e velocidades diferentes e várias demãos são necessárias para saturar a argila. Esfregue um pano limpo e seco para remover o excesso de óleo e aguarde 24 horas para aplicar outra demão.

A foto ao lado mostra o piso depois de 24 horas da primeira demão. O verniz de tungue aplicado está seco. Como a absorção não é igual dá para ver pontos mais claros tanto na argamassa quanto nos azulejos. Este é o sinal de que é preciso aplicar mais uma demão.

Geralmente são necessárias 3 demãos até que a terracota esteja saturada com óleo. Aplique demãos até que ela permaneça brilhante depois de 30 minutos de espalhar o óleo. Esfregue MUITO BEM toda a superfície com um pano para não deixar excesso. Depois da última demão, aguarde 24 a 72 horas para que o óleo cure antes de aplicar a cera.

4Coloque uma pequena quantidade de cera em um pano limpo e seco e esfregue nos azulejos. Trabalhe em uma pequena área de cada vez, em movimentos circulares, e aplique uma camada fina de cera para facilitar o polimento. Depois que cera estiver seca, use uma escova macia para lustrar.

A foto abaixo mostra a terracota sem acabamento e acabada com óleo e cera.

Limpeza e Manutenção

Limpe o piso com pano úmido e detergente neutro. A reaplição de óleo e cera deve ser feita a cada 3 a 4 anos.

Acabamento apenas com cera

Você pode optar por proteger o piso apenas com cera. Tanto a cera Artefice Supreme quanto a Brilho+ deck podem ser usadas, mas a melhor opção neste caso é outra: a cera Brilho+ líquida. Espalhe uma camada uniforme de cera com um picel e esfregue um pano. Tal como o óleo, a cera é absorvida pela terracota. Esfregue um pano e lustre quando a cera secar. A limpeza deve ser feita com pano úmido e detergente neutro e a reaplicação da Brilho+ líquida é anual.