Aplicar folha de madeira com cola coqueiro

Aplicar folha de madeira com cola coqueiro

Para aplicar folhas de madeira em móveis a maior parte dos marceneiros recorre à cola de contato, prensas para colar, sacos de vácuo. Mas com um pouco de cola coqueiro, um martelo especial e um coleiro é possível fazer um tabalho simples com resultado excepcional.

A cola coqueiro é mais forte que a cola de contato e muito menos tóxica que qualquer uma delas – seja à base d´água ou de solvente. Ela não solta as folhas de madeira; e se você ainda não posicionou corretamente a folha sobre a superfície, o problema com a cola de contato é grande. Usar a cola coqueiro nestes casos permite que você posicione a folha tranqüilamente antes que o processo de colagem comece.

Você precisa preparar a cola coqueiro para o uso:

O que você vai precisar

  • Fita adesiva
  • Panos limpos
  • Ferro de passar
  • Martelo de folhar, ou madeira que possa ser usada para comprimir a folha

Como fazer

1 Aplique a cola no lado posterior da folha de madeira e na superfície da peça que receberá a folha. Utilize um pincel para espalhar uma camada de cola fina e uniforme.

2 Depois que a cola secar – quando ela está seca e apenas um pouco pegajosa, em 20 ou 30 minutos – posicione a folha sobre a peça com a superfície col cola para baixo. Ao contrário do que acontece com a cola de contato, elas não aderem imediatamente. Utilize fita adesiva para unir as laterais das folhas e mantê-las na posição correta.

Molhe a madeira com pano úmido.Molhe a madeira com pano úmido.3 Esfregue a folha de madeira com um pano úmido . Isto satura os poros da madeira e evita que ela fique chamuscada no próximo passo.

 

Aqueça a folha de madeira para evitar que a cola coqueiro esfrie rapidamente4 Aqueça uniformemente a superfície da folha com um ferro de passar na temperatura média. Mantenha o ferro sempre em movimento para evitar que a madeira fique marcada.

Use um martelo de folhar para pressionar a folha úmica com cola coqueiro5 Imediatamente depois pressione a folha contra a peça com o martelo de folhar, começando pelo centro da folha . Trabalhe do centro para as pontas acompanhando os veios da madeira. Repita mais uma ou duas vezes a operação, aplicando mais pressão enquanto a folha esfria.

6 Teste a colagem batendo um pedaço de madeira contra a folha. Ela deve fazer um som sólido em todos os pontos. Se você encontrar uma área que parece oca, a folha não está completamente aderida à superfície da peça. Umedeça a área novamente com o pano, reaqueça com o ferro e pressione com o martelo. Às vezes será necessário fazer um pequeno corte paralelo aos veios da madeira para deixar o ar escapar. Se isso acontecer em vários pontos da folha, ajuste o ferro para uma temperatura mais alta e refaça a colagem.

A vantagem final da cola coqueiro diz respeito à manutenção: a colagem pode ser desfeita, facilitando muito o trabalho de recuperar ou refazer o acabamento do móvel folhado.