Aplicação do GIF White Oil

A aplicação do GIF White Oil em tábuas de corte e bancadas de cozinha é muito simples e o resultado é excelente: a madeira fica protegida da umidade e sua cor ganha destaque.

Banca de açougueiro

A bancada de preparação de alimentos foi popularizada nos açougues de (muito) antigamente. As áreas de corte e preparo de alimentos eram decoradas com blocos maciços e pesados de madeira de lei. Eles eram instalados sem qualquer acabamento e postos em uso imediatamente. Conforme os açougueiros trabalhavam sobre a madeira, a gordura e a banha das carnes saturavam a área de trabalho, e a madeira absorvia tudo como uma esponja. Com o tempo a madeira ficava tão saturada com a gordura e óleos animais que ela simplesmente não conseguia absorver mais nada. A água não conseguia mais penetrar a superfície e permanecia sobre a madeira. Os produtos de limpeza também não entravam nas fibras da madeira e limpavam a superfície essencialmente sólida.

Levando em conta a história da bancada de açougueiro, o tratamento de tábuas de corte e bancadas de cozinha é um método similar mas um pouco mais amigável (não é preciso trabalhar 40 horas por semana com carne em cima da madeira).

Óleos: tungue, GIF White Oil

As vantagens destes óleos: são seguros para uso no contato com alimentos e não ficam rançosos (como óleo de oliva). A ideia é que os óleos podem ser aplicados inúmeras vezes, penetram na madeira e são absorvidos pelas fibras, e qualquer excesso pode ser removido com um pano. Cada aplicação reaviva e satura mais a superfície da madeira tornando-a impermeável a outras substâncias indesejáveis.

O óleo de tungue cura com o tempo e não sai da madeira, enquanto o GIF White Oil permanece líquido e é removido com pano (e uso).

Aplicação e manutenção

Uma boa regra para manutenção de tábuas de corte e bancadas de cozinha. Aplique o óleo:

  • uma vez por dia na primeira semana de uso.
  • uma vez por semana no primeiro mês. Aplique a cera Artefice Cucina depois do óleo.
  • uma vez por mês a partir do segundo mês.
  • uma vez a cada seis meses limpe toda a madeira com uma palha de aço fina e aplique a cera Artefice Cucina.

O que você vai precisar

  • Kit para aplicação de acabamento em utensílios de cozinha (GIF White Oil, cera Artefice Cucina, panos)
  • Ou apenas o GIF White Oil e panos

Como aplicar

1Aplique uma boa quantidade de óleo diretamente sobre a madeira e espalhe com um pano. No início o pano irá absorver bastante óleo, mas uma vez saturado ele irá espalhar uniformemente o óleo sobre a madeira. O objetivo é fazer com que a madeira absorva tanto óleo quanto o pano, ficando completamente saturada.

Aplique uma boa quantidade de óleo na madeira e espalhe com o pano

2Aguarde 1 hora e verifique se há pontos em que a madeira está “seca”. As fibras não absorvem o óleo de maneira uniforme, por isso espalhe novamente o óleo sobre a superfície para umedecer as áreas secas.

A madeira absorve o óleo de forma desigual e menos a cada demão

3Deixe o óleo sobre madeira por 8-10 horas (no mínimo 1 hora) e remova o excesso com um pano limpo e seco. Cada demão que aplicar você irá perceber que a madeira absorve menos óleo. Isso significa que a madeira está ficando saturada.

A cera Artefice Cucina deve ser aplicada depois da última demão de óleo. O resultado depois do sexto mês:

Bancada com óleo mineral GIF White Oil e cera Artefice Cucina